8º mês da gestação – 32ª à 36ª semana de gravidez

Chegada ao 8º mês da gestação, o trabalho de parto é uma ideia que a perturba bastante, chegando mesmo a futura mãe a ter um certo receio. O volume da sua barriga está cada vez maior, e a cabeça do bebé já deve ter descido para a zona pélvica.

8º mês da gestação – 32ª à 36ª semana de gravidez

Sintomas da grávida

Descanse bastante nesta altura, faça uma sesta, depois de almoço, se possível.

Sente-se pesada e farta de estar grávida, mas é necessário aguardar mais um tempo. Já está quase. Como o bebé cresce muito rapidamente, isto causa-lhe alguma dificuldade em respirar, tendo também uma maior vontade de urinar. Pode mesmo acontecer deixar passar umas pinguinhas de urina, quando corre, espirra, tosse ou ri. As insónias poderão invadir a sua noite e o seu umbigo ficará saliente.

Não se assuste se sentir um mal estar. É que as articulações pélvicas estão, apenas, a alargar para o parto. Repouse muito, com os pés virados para cima durante uma ou duas horas. Não se preocupe com o fato de não conseguir dormir. Faça as técnicas de descontração para ajudar a vir o sono.

Não deixe os exercícios, que já deve ter iniciado, indicados para a base da pelvis e frequente os cursos pré-natais, se ainda não o fez. Para prevenir, faça uma análise ao sangue e, se necessário, o fator Rhesus.

Evolução do bebé

O bebé apresenta o mesmo aspecto que terá à nascença, mas ainda precisa de engordar mais um pouco. Facilmente distingue luz de escuridão e, de certeza que já deu a volta, estando na posição certa para nascer.

Convém relembrar que por esta altura, o corpo da mãe já pesa mais 11 quilos que de início, e o peso do bebé é de 1,6 kg, sendo o seu comprimento, cerca de 40,5 cm.

A hora do parto aproxima-se rapidamente, com o 8º mês de gestação a terminar.

Etapas do desenvolvimento do bebé mês a mês:

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]