4º mês da gestação – 13ª à 16ª semana de gravidez

É já no 4º mês da gestação que o seu pequeno bebé flutua livremente no líquido amniótico e  tem um aspeto em tudo semelhante ao de um recém-nascido. Agora, os principais sintomas de desconforto da mãe durante o primeiro trimestre já ficaram para trás.

4º mês da gestação – 13ª à 16ª semana de gravidez

Sintomas da grávida

Os enjoos matinais e os incómodos típicos do primeiro trimestre começam a suavizar-se e é provável que se sinta com mais energia, apetite e animada. Os receios de que alguma coisa possa acontecer de mal ao bebé desaparecem e irá conseguir a partir de agora usufruir da sua gravidez de uma forma mais calma e serena.

Poderão decidir dar a feliz notícia à família, amigos e no emprego. Em breve, será cada vez mais difícil disfarçar a sua gravidez. À medida que as semanas passam, o bebé cresce, ocupando mais espaço no seu útero.

Será com orgulho que exibirá a sua barriguinha, numa fase em que ainda não saberá ao certo se ganhou apenas uns quilos extra, devido à perda da linha da cintura, ou se está grávida. Apesar de praticamente imperceptível, o seu bebé continua a crescer a bom ritmo protegido no calor e aconchego do seu útero.

Evolução do feto

Inicia-se o desenvolvimento do sistema digestivo e todas as estruturas da cabeça estão quase completamente formadas. No fim do 4º mês, o estômago já produz suco gástrico e os rins urina constituída, basicamente, pelo líquido amniótico que o bebé ingere.

As feições do rosto definem-se e o cabelo desponta na cabeça. A pele do corpo é ainda transparente e coberta por uma fina lanugem, uma rede de vasos sanguíneos que fazem chegar o sangue a todas as partes do seu minusculo corpo.

A partir da 14ª semana, já é possível distinguir o sexo do bebé.

O bebé consegue levar as mãos à boca e chupar o polegar. Como ainda tem bastante espaço no útero movimenta-se livremente e muda de posição com muita facilidade. Contudo, poderá ainda não sentir os seus movimentos, devido ao seu tamanho ser minimo. Às 16 semanas, o feto já mede uns 11 – 12 cm e pesa cerca de 100 gramas.

Etapas do desenvolvimento do bebé mês a mês:

 

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]