3º mês da gestação – 9ª à 12ª semana de gravidez

No início do 3º mês da gestação, a algumas grávidas simplesmente apresentam alguma dificuldade em apertar as calças, a grande maioria já engordou uns 3 ou 4 Kg. Pouco a pouco, as náuseas e os enjoos vão desaparecendo, bem como a vontade, quase permanente, de ir à casa de banho, típica dos 2 primeiros meses de gravidez.

3º mês da gestação – 9ª à 12ª semana de gravidez

Evolução do bebé

Para este mês, o coração do seu bebé já bate a um ritmo bem diferente do seu, e mesmo que ainda não note, ele já começa a mover-se: braços, pernas, cabeça. Pode até ter soluços!

Os seus músculos estão a desenvolver-se e tornam-se a cada dia mais fortes. As células do seu cérebro multiplicam-se dia após dia; o seu nariz e queixo vão tomando forma e os olhos já estão no seu lugar. Abre e fecha as mãos;  a boca começa a sugar o líquido amniótico, rico em minerais.

Entre a 11ª e a 12ª semana, o seu bebé passa do estado de embrião a feto, e as possibilidades de más formações graves já são infimas. Alguns orgãos vitais como o pâncreas, o fígado, começam a realizar as suas funções. Cada dia que passa, os 5 sentidos do bebé ficam mais apurados.

No final do 3º mês da gestação, o bebé mede uns 12 cm e pesa cerca de 65 gramas, deve ter em consideração o sexo do bebé, quando nos referimos ás taxas de crescimento standard.

Sintomas da grávida

Aproveite que está quase a entrar no segundo trimestre da gravidez. Procure seguir uma dieta alimentar saudável e um regime de exercício físico regular, orientado para si, quer seja uma caminhada de 30 minutos diariamente ou uma aula de ginástica específica para grávidas. O exercício físico ajuda-a a controlar as mudanças bruscas de humor, e sentimentos depressivos.

Quanto às futuras mães, a maioria já pode exibir a sua barriguinha de grávida! O peito da grávida fica mais sensível e cresce consideravelmente. Os mamilos também podem sofrer algumas alterações, tais como, o aumento do diâmetro e o aparecimento de grânulos na auréola. A cintura já deve estar bem menos definida e, a partir deste mês, a grávida começa a engordar cerca de um quilo por mês.

Os enjoos, em muitos casos, ainda se manifestam no 3º mês da gestação, e as gengivas podem estar um pouco doridas. As flutuações de humor, assim como as dores de cabeça, são mais frequentes.

Graças às 3 ecografias da gravidez (realizadas trimestralmente), pode seguir a evolução do seu bebé. Por volta das 12 semanas deverá realizar a primeira ecografia da gravidez (data de início da gravidez, ficar a conhecer a data aproximada para o parto, confirmar o número de fetos e estudar a anatomia básica do feto).

Etapas do desenvolvimento do bebé mês a mês:

 

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]