Programa nariz limpinho contra a obstrução nasal

A obstrução nasal é um problema, ainda muito subestimado, que afecta milhares de crianças e adultos, tem especial gravidade nos primeiros meses de vida já que causa grande mal-estar para o bebé que não consegue alimentar-se e dormir correctamente, bem como gera grande ansiedade nos adultos que cuidam da criança.

Programa Nariz Limpinho surge para ajudar quem lida diariamente com bebés até aos 24 meses a enfrentar da melhor forma esta situação. Até final de Maio, uma fisioterapeuta vai às creches para explicar os procedimentos mais indicados para aliviar o bebé… e devolver a tranquilidade a pais e educadores.

A obstrução nasal pode atingir pessoas de todas as idades, de forma esporádica ou cronica, mas é particularmente grave na primeira infância, momento em que a respiração ainda se faz maioritariamente pelo nariz (até aproximadamente aos 6 meses os bebés só respiram pelo nariz). Os bebés, por passarem muito tempo deitados, são ainda particularmente susceptíveis de sofrer de obstrução nasal, um fenómeno que estar associado a variadas patologias, principalmente inflamatórias, como as gripes, rinites ou constipações.

Sem conseguir respirar corretamente pelo nariz, o bebé não consegue alimentar-se ou descansar nas melhores condições o que vai refletir-se numa maior irritabilidade podendo até comprometer o seu correcto desenvolvimento.

Promovido pela Novartis, o programa Nariz Limpinho tem como grande objectivo fornecer informação de uma forma simplificada e clara acerca das causas e consequências da obstrução nasal e as soluções para devolver o bem-estar à criança.

As sessões são gratuitas e têm tido uma grande receptividade por parte de pais e educadores que diariamente lidam com este problema nos seus bebés. Com o apoio de uma fisioterapeuta com grande experiência em técnicas de desobstrução nasal, os participantes ficam a conhecer as causas que levam à obstrução nasal, o que podem fazer para a evitar e, acima de tudo, as técnicas que estão ao seu alcance para minorar o incomodo do bebé.

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]