3º trimestre de gravidez – da 27ª à 40ª semana da gestação

O 3º trimestre de gravidez, é a fase em que o bebé se prepara para nascer. À medida que ganha peso, o corpo do bebé torna-se mais gordinho e a sua pele fica mais esticada. Ao nascer, a pele apresenta uma tonalidade rosada e macia e as palmas das mãos e as plantas dos pés apresentam-se enrugadas.

3º trimestre de gravidez

7º mês da gestação

Os pulmões ainda estão em fase de aperfeiçoamento. As unhas, as mãos, os pés e as pestanas continuam a crescer. As glândulas supra-renais do bebé começam a produzir as hormonas.

À medida que o bebé vai crescendo,  o espaço no útero e o líquido amniótico disponível são cada vez menos. O feto torna-se cada vez mais activo e os movimentos que antes eram pequenos passam agora a ser pontapés.

A íris torna-se colorida (a cor definitiva só aparece entre os 6 a 9 meses de idade, após a exposição dos olhos à luz natural) o bebé já abre e fecha os olhos e as pupilas do bebé já reagem à luz, sendo capazes de distinguir a luz natural da artificial através da parede uterina.

O bebé pesa entre 0,9  e  1,4 quilos e pode medir cerca de 36 a 40 centímetros.

8º mês da gestação

O bebé já está suficiente grande para conseguir movimentar-se com facilidade no líquido amniótico e, por esse motivo, a sua posição dificilmente se altera.

Nas últimas semanas, o rápido desenvolvimento do cérebro continua a completar as ligações neuronais: já controla a respiração e a temperatura corporal e o bebé já tem um comportamento muito semelhante a um recém-nascido, apresenta mais de 70 reflexos diferentes: fecha e abre os olhos, distingue o doce do ácido e reage à dor como um recém-nascido, por exemplo.

Os órgãos continuam a crescer, acompanhando o crescimento geral do corpo bebé e o tamanho da cabeça está cada vez mais proporcional ao corpo. Os sentidos apuram-se. O bebé torna-se sensível à luz, aos ruídos, ao gosto e cheiros.

Os órgãos estão agora na preparação final para iniciarem a sua vida fora do útero. O bebé já pesa  entre 1,5 e os 2,4 quilos e a medir entre 41 a 47 centímetros. No fim da última semana o bebé já poderia nascer sem grandes problemas.

9º mês da gestação

O bebé está pronto para nascer, o termo bebé de termo aplica-se depois da 37ª semana! O seu comprimento pode variar entre os 47 e os 53 centímetros e o seu peso entre os 2,5 e os 4 quilos. Dependendo do sexo, os bebés podem ser mais compridos ou mais pesados.

A maioria da gordura que envolvia o corpo do bebé desapareceu. É normal que tenha as unhas compridas e que possa apresentar mesmo alguns pequenos arranhões.

Os intestinos acumulam o mecónio (primeira matéria fecal produzida pelo bebé) que é expulsa pelo bebé logo após o parto.

Todos os sistemas do bebé estão completamente desenvolvidos e prontos para a grande mudança – o nascimento. O coração bate a um ritmo de 110-150 pulsações por minuto.

Os pulmões estão completamente desenvolvidos e aumentam a produção de surfatante para manter os alvéolos abertos o que facilita o processo de respiração.

Quando respirar pela primeira vez, o ar passará a correr pelos pulmões e o seu bebé tornar-se-á num ser humano autónomo, capaz de assegurar por si só todas as suas funções vitais!

Os ossos do crânio do bebé ainda estão separados e vão permanecer assim para facilitar o parto (os ossos vão unir-se a pouco e pouco depois do nascimento).

Agora é só esperar pelo grande momento, o parto. Uma hora muito pequenina para si!

Acompanhe a evolução da gravidez trimestre a trimestre:

Como se desenvolve o bebé durante os 9 meses de gravidez:

Note que cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero, as fases de desenvolvimento apresentadas são indicativas,  pelo que o que descrevemos poderá ocorrer em fases posteriores ou anteriores ao indicado.

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]