Dicas de como criar um cantinho da leitura no quarto das crianças

108
Dicas de como criar um cantinho da leitura no quarto das crianças
Dicas de como criar um cantinho da leitura no quarto das crianças

É fundamental incentivar uma criança a ler desde tenra idade, para que se possam desenvolver mais profundamente não só a nível intelectual mas também a nível social e cultural. Com os livros, elas podem tomar contacto com realidades diferentes, aprender sobre diferentes assuntos e aprender mais sobre variados temas. Com uma boa dose de encorajamento por parte dos pais, há uma grande possibilidade de se tornarem adultos com hábitos saudáveis de leitura, para ser mais fácil sugerimos a criação de um cantinho de leitura no seu próprio quarto.

Como criar um cantinho de leitura

Para ajudar neste processo de tornar a leitura mais agradável, o Habitissimo deixa-nos aqui algumas dicas para se construir um cantinho de leitura para os mais pequenos, com ideias simples para estimular as crianças a passar bons momentos com livros. E o melhor de tudo? Não vai precisar de grande projetos ou grandes gastos, já que com soluções práticas pode ter decorações lúdicas, simples e com um aspecto convidativo!

Chame à atenção com algo de que eles gostem

As crianças privilegiam a cor e o conforto nos ambientes, e ao mesmo tempo adoram locais divertidos e com toques originais, por isso o ideal é seguir estes gostos quando for criar o cantinho de leitura.

Os pufes e as almofadas são peças perfeitas, já que estão disponíveis em vários formatos e cores, e podem ser muito atrativos. Depois, basta colocar as estantes e os livros a uma altura mais baixa, para que os seus filhos não tenham de usar bancos ou escadinhas para chegar às coisas. Deixe tudo muito acessível para melhores resultados!

Não precisa de ocupar muito espaço

Para criar um cantinho de leitura, não precisa de ocupar muito espaço ou gastar muito dinheiro em mobílias. Basta escolher um local, colocar uma pequena estante ou prateleiras e um sofazinho ou mesmo umas almofadas, para que as crianças fiquem confortáveis enquanto lêem. E pronto, terá um espaço ideal para passar momentos divertidos no mundo da fantasia!

Recicle mobílias e materiais

Cada vez estamos mais conscientes da importância de reciclar e reutilizar as coisas. Para criar um cantinho de leitura, poderá escolher algumas cadeiras que já não estejam a ser usadas e pintá-las de outra cor.

O mesmo pode acontecer nas estantes: crie-as a partir de caixas de madeira aparafusadas ou então crie prateleiras com pedaços de madeira que tenha por casa. Não se esqueça de lixar muito bem e envernizar as peças, para que não haja farpas, e de fixar muito bem tudo à parede!

Amplie um pouco a zona de leitura

Se os seus filhos gostam de ter bastante espaço e tem a possibilidade de o fazer, crie uma área de leitura maior, que pode servir também como espaço de brincadeiras. Utilize tapetes, colchões e almofadas para ter um espaço mais confortável, e opte por soluções criativas, como tendas, para dar um ar diferente e mais divertido a todo o espaço.

Crie uma área acolhedora, confortável e lúdica, privilegiando a luminosidade natural,e verá que as crianças irão passar horas a ler os seus contos preferidos!

Soluções simples para otimizar o espaço

Se o espaço que tem disponível é reduzido, não se preocupe: conseguirá criar um cantinho de leitura na mesma, se assim o desejar, com muita personalidade e diversão. Apenas vai precisar de prateleiras e um banquinho para fazer o canto de leitura, por isso poderá aproveitar alguns espaços inutilizados do quarto, como os cantos, para o fazer.

Poderá também colocar prateleiras ao lado da cama, de modo a que as crianças consigam aceder aos livros e ler no conforto da sua cama!

O principal foco deverá ser sempre o conforto, iluminação boa e ventilação, para que tudo fique mais confortável e atrativo!

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here