5º mês da gestação – 17ª à 21ª semana de gravidez

Atenção futura mãe, pois durante o 5º mês da gestação a grávida aumentará, meio quilo por semana. Nesta altura, prepare-se para começar a usar roupas mais largas.

5º mês da gestação – 17ª à 21ª semana de gravidez

Sintomas da grávida

Se os seios ainda estiverem do tamanho normal, não tardarão a aumentar, a sua cintura começa a alargar, nota-se uma barriguinha e os sinais e as sardas podem começar a escurecer, devido ao aumento da pigmentação.

Estará cada vez mais satisfeita e excitada e o apetite aumenta à medida que o bebé cresce. Os seus mamilos e a zona envolvente escurecerão, e uma linha preta aparece na barriga, vindo a desaparecer após o parto.

Existem algumas regras básicas para a saúde do bebé, que deve ter em conta: deixe de fumar e ajude o seu companheiro a fazer o mesmo, caso este também seja fumador, vigie o seu peso e siga uma alimentação saudável, evitando comer alimentos menos saudáveis.

Se o médico lhe recomendar comece a tomar suplementos de ferro e de ácido fólico, não os devendo tomar com o estômago vazio. Não se esqueça de ir à segunda consulta pré-natal, sendo provável que lhe mandem fazer um exame à AFP sanguínea e uma ecografia.

Evolução do bebé

O bebé desenvolve-se cada vez mais e melhor, se forem tomadas todas as precauções. As pestanas e as sobrancelhas do bebé crescem, e existe uma penugem fina, lanugo, que lhe cobre o corpo. A sua pele ainda é muito fina e vêm-se os vasos sanguíneos na perfeição.

Os ossos começam a desenvolver-se já com as articulações formadas. Já se pode perceber o sexo, pois os orgãos sexuais já estão suficientemente desenvolvidos. Porém, nem sempre se consegue ainda, perceber pela ecografia, qual o sexo da criança.

O peito do bebé já tem movimentos respiratórios e, chega mesmo a já conseguir chupar o seu dedo. O seu ritmo cardíaco é o duplo do da mãe, mas só a partir da 14ª semana e, só com um aparelho especial, o médico o consegue ouvir.

O bebé cresce imenso durante o 5º mês da gestação, pesando 300 gramas e tendo o comprimento de 16 centimetros. As verdadeiras transformações no corpo da mulher têm o seu início, para muito breve.

Etapas do desenvolvimento do bebé mês a mês:

A sua opinião
[Total: 2 Média: 3]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here