Descubra porque é que o seu bebé só quer colo

Acabou de adormecer o seu bebé coloca-o no berço e ele acorda? Muda a fralda, dá-lhe de mamar, embala-o ao colo até adormecer  e quando já está prestes a deitá-lo ele volta a acordar e a chorar? É mesmo verdade, o seu bebé só quer colo.

A cena repete-se várias vezes ao dia, dia após dia, noite após noite?

Quando o seu bebé só quer colo

Primeiro terá que ter calma e muita paciência pois tudo em redor do bebé é novo e o bebé quando nasce leva de três a quatro meses para se familiarizar com a sua nova situação..

Para ele é estranho entender que está fora daquele lugar quentinho e confortável, onde morou durante nove meses! Durante esses primeiros dias, meses o bebé demora algum tempo até entender que a mãe não o abandonou!

O choro do bebé

O choro é  a única forma de comunicação que o bebé tem nesta fase, para ele é a solução de todos os seus problemas  seja fome, frio, dor ou falta de mimo.

Este começa a perceber que só precisa de chorar para que tudo o que ele precisa lhe seja dado. O colo é um lugar de conforto, segurança e amor, tal como se sentia  dentro do útero.

O conforto do colo da mãe

A mãe quando segura o filho bem pertinho do coração faz com que o bebé ouça o som das suas batidas cardíacas, este som é idêntico ao que ouvia  quando estava no útero, acalmando-se quase instantaneamente.

O colo é aconchegante, o calor libertado pelo corpo da mãe, recorda-lhes a segurança e o bem estar que sentiam  na barriga da mãe, daí ficarem mais calmos e serenos quando pegamos no bebé ao colo.

Mas todas as mães sabem que, se habituarem o seu bebé ao colo, a situação irá tornar-se difícil. A mãe também precisa de executar algumas tarefas domésticas, dar atenção aos outros membros da família, além de necessitar de ter tempo para ela própria, também.

Mas nem sempre o bebé chora porque quer colo, às vezes ele só quer um sorriso, um carinho, ouvir o som da voz da mãe, neste último caso, cante para ele, o som da sua voz conforta-o e é um excelente truque para acalmar o bebé.

Também pode optar por balançar um pouco o seu berço. O afeto inicial determina a saúde física e psíquica do ser humano e o modo como ele se irá  relacionar com o mundo. Ame o seu bebé mas não o habitue mal, mas antes descubra porque é que o seu bebé só quer colo, caso contrário a família é que sofrerá as consequências.

Leia também: Dica para manter o bebé ao colo tranquilo

Classificação
A sua opinião
[Total: 6 Média: 3.2]