1º mês da gestação – 1ª à 4ª semana de gravidez

O desconforto do início da gravidez, começa a fazer-se sentir. O 1º mês da gestação é altura da primeira consulta pré-natal.

Dando continuação ao prosseguimento da vida do bebé, até o acolhermos pela primeira vez nos nossos braços, de forma a nos sentirmos verdadeiramente mães, passamos agora por um longo processo.

1º mês da gestação – 1ª à 4ª semana de gravidez

A evolução do embrião

Após se ter instalado na parede macia e espessa do útero, por volta da 3ª semana de gravidez, o ovúlo fertilizado dá início, ao chamado processo de implantação. A concepção termina quando o ovúlo, fica firmemente ligado à parede do útero.

Das células externas do embrião surgem protuberâncias esponjosas, que começam a enterrar-se na parede do útero, formando mais tarde a placenta, conjuntamente com os vasos sanguíneos da mãe.

Algumas das células transformam-se também no cordão umbilical e nas membranas, que têm como função proteger o bebé. O corpo do bebé será constituído pelas células internas, que se dividem em três camadas.

Sintomas da grávida

A ausência do período menstrual é, normalmente, o primeiro sinal da existência de uma gravidez, se bem que algumas mulheres possam ter ligeiras perdas de sangue. Os demais sinais físicos da gravidez ainda não são evidentes. Contudo, os seios começam a aumentar de tamanho e a ficar mais sensíveis pois as glândulas mamárias desenvolvem-se desde cedo.

Etapas do desenvolvimento do bebé mês a mês:

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 3]