6º mês da gestação – 22ª à 26ª semana de gravidez

Conhecido por ser o melhor mês de gravidez, será durante o 6º mês da gestação que irá aumentar bastante o seu peso. Agora sentir-se-á uma verdadeira grávida.

6º mês da gestação – 22ª à 26ª semana de gravidez

Evolução do bebé

O bebé já pesa 340 g, tendo um comprimento de 25 cm. Atenção, pois durante este mês o bebé aumentará, meio quilo por semana.

Começam a aparecer os primeiros sinais de cabelo no bebé, os dentes estão a desenvolver-se e forma-se o vernix.: uma substância branca e gordurosa que protege a pele do bebé no útero. A resistência às doenças nas primeiras semanas de vida, são asseguradas por substâncias protetoras que o bebé recebe.

O bebé pesará cerca de 570 g e o seu comprimento, já atinge os 33 cm. Mas, o bebé é ainda muito magrinho, porque não há acumulação de gorduras. Formam-se inicialmente, as glândulas sudoríparas.

O bebé exercita os músculos das pernas e dos braços, tosse, tem soluços, tendo movimentos de atividade intensa. Reage a ruídos exteriores do útero, mas não se preocupe se ele não se mexer muito. O bebé está, sem dúvida, muito ativo.

Sintomas da grávida

Está a chegar ao fim do 2º trimestre de gestação, já aumentou cerca de 3 Kg no seu peso inicial.

A roupa, quanto mais larga fôr, mais confortável será. Terá tendência a sentir muito mais calor que o habitual. Beba muita água e procure evitar usar fibras artificiais. A sua cara parecerá flácida, pois o seu corpo retém muitos líquidos, a barriga cresce rapidamente e as auréolas em torno dos mamilos tornam-se mais proeminentes. Se a parte superior do seu corpo, aumentar significativamente, isso poderá ser apenas passageiro.

Não se assuste, pois é perfeitamente normal, que a pigmentação da sua pele fique ainda mais visível.

É provável que sangre das gengivas ou tenha um forte corrimento vaginal, ou que venha a sofrer de dores nas costas ou de outro tipo de dores

Os seios podem produzir colostro, uma espécie de substância leitosa, da qual o bebé irá necessitar. Limpe-os suavemente e jamais os esprema.

Tenha o cuidado de falar com o seu médico, se os seus mamilos forem lisos ou retraídos e se quiser amamentar. Não desespere, pois isso é possível. Treine as técnicas de respiração e de descontração, fazendo exercícios leves.

Aproveite este período até ao nascimento, o máximo que puder, pois o seu cabelo e pele estão a beneficiar da sua gravidez.

Certifique-se da sua posição atual e de que a mesma, é a melhor. Evite sapatos de salto alto e não force em demasia as costas. Faça vários exercícios, para evitar supostas situações de desconforto.

Comece a pensar seriamente, naquilo que vai comprar para o seu rebento, isto é, o enxoval. Pode parecer que não, mas já é altura e o tempo urge… Afinal, os movimentos já se sentem, como se fossem leves tremores…

Etapas do desenvolvimento do bebé mês a mês:

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]