2º mês da gestação – 5ª à 8ª semana de gravidez

A aparência humana começa a tomar forma a pouco e pouco, recheada de expectativa e desejos de descobrir as mudanças do 2º mês da gestação. Vamos pois, fazer mais uma viagem, ao corpo da recente e ao mesmo tempo, futura mãe.

2º mês da gestação – 5ª à 8ª semana de gravidez

Evolução do feto

Durante a 5ª e 6ª semana, o embrião flutua num saco cheio de líquido, tendo um princípio de sistema digestivo, a boca e um maxilar. Quatro concavidades surgem que, se tornarão os olhos e as orelhas do bebé. Elementos elementares são o cérebro, a coluna e o sistema nervoso central.

O coração só começará a bater, mais tarde, e surge como uma grande protuberância na frente do peito. Desenvolvem-se a barriga e o peito, começando a constituir-se o sistema circulatório. Os membros começam a formar-se, a partir de quatro pequenos cotos. Por esta altura, o embrião tem cerca de 6 milimetros, o tamanho de uma semente de maçã.

Na 7ª semana, forma-se um rosto, ainda que os olhos estejam fechados. Um pigmento preto sobre a pele que cobre os olhos, é agora visível. Por esta altura, já a cabeça cresceu e está inclinada sobre os olhos, vendo-se perfeitamente os braços e as pernas, com fendas nas extremidades que se tornarão os dedos das mãos e dos pés.

O sistema nervoso do bebé está quase delineado, e o coração bombeia o sangue através do corpo do embrião. A esta altura já tem o tamanho de um pequeno bago de uva, com pulmões, intestinos, fígado, rins e orgãos sexuais em fase de desenvolvimento.

Todos os principais orgãos internos estão definidos, ainda que de uma forma muito simples. O embrião pode já ser considerado um verdadeiro feto. Já existem os maxilares, a língua, e o nariz tem ponta e narinas. As partes internas da orelha, estão agora a formar-se, permitindo a audição, e os dedos dos pés e das mãos começam a ficar nítidos.

Mais compridos estão também a ficar as pernas e os braços, distinguindo-se perfeitamente as ancas, os cotovelos, joelhos e ombros. A mãe não consegue senti-lo, mas o bebé mexe-se já bastante. O bebé mede agora, cerca de 2,5 cm.

Sintomas da grávida

Durante o 2º mês da gestação verifica-se um aumento do tamanho do abdómen. As auréolas que rodeiam os mamilos podem mudar de tom e os próprios mamilos aumentam de tamanho.

Etapas do desenvolvimento do bebé mês a mês:

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]