O que fazer quando o recém nascido chega a casa?

O seu bebé acabou de nascer, chorou pela primeira vez e pareceu olhar para si. Você comoveu-se profundamente. Tão pequenino e tão frágil. Mas, até parece que é diferente dos outros bebés. É apenas, pura ilusão. É tão lindo o seu bebé recém nascido e agora?

O bebé recém nascido

Ao observar com atenção o seu bebé, recém nascido pode descobrir algumas irregularidades. Mas, isso é apenas uma fase passageira, não se preocupe. Ainda assim, e se achar conveniente consulte um médico, para esse efeito. Porém, existem factores que lhe podem parecer anormais, mas que são totalmente comuns a tantos outros bebés. Um desses exemplos, é a pele do bebé.

A pele do recém nascido

À nascença, têm a pele com uma tonalidade avermelhada, azulada ou acinzentada. Existem ainda aqueles que, por terem nascido depois das 40 semanas poderão ter a pele seca e rugosa. Quando nascem têm quase sempre a pele, com despigmentações, que são totalmente passageiras.

A cabeça do bebé

A cabeça do bebé poderá ter uma forma bicuda ou alongada, logo a seguir ao parto. Em certos bebés, há até um leve e passageiro inchaço no cimo da cabeça. Num do lados da cabeça pode também surgir, um género de quisto que, ainda que venha a aumentar, irá mais tarde, desaparecer.

Os olhos

O inchaço à volta dos olhos e no rosto é normal. Os olhos podem ter ramelas. Limpe-as com um algodão, do canto do olho para fora, ligeiramente embebido em água fervida. Após dois ou três dias, a cabeça do bebé será redonda e perfeitamente normal.

A resposta aos estímulos

Os bebés recém nascidos têm tendência a reagir a quase todos os estímulos, incluindo o som e a luz. Ao som alto o bebé, estica os braços, podendo chorar bastante. Ao se colocar um dedo na mão, o bebé tem tendência para o apertar, da mesma forma que aparenta querer andar, quando está numa superfície plana e em posição vertical.

O peso do recém nascido

O peso do bebé à nascença, varia entre os 3 quilos e os 3,600 quilos. Os cuidados especiais ao bebé, podem ser necessários quando nasce, antes ou depois, do tempo previsto.

O cordão umbilical

A zona do cordão umbilical deve ser mantida limpa e seca. Se registar alguma anomalia, como um cheiro intenso ou a zona bastante avermelhada, consulte o seu médico. Os seios dos bebés de sexo masculino ou feminino, apresentam-se inchados e avermelhados. Isto é normal e, tem a ver com a presença de hormonas da mãe no sangue do bebé.

O teste do pezinho

O teste do pezinho, isto é, a extração de um pouco de sangue do calcanhar do bebé, serve para testar o funcionamento genético do metabolismo, chamado fenilcetonúria. Este teste é feito quando, o bebé tem 6 ou 7 dias de vida.

A hora do banho

O banho do bebé é importante, mas de início vai sentir um pouco de desconforto e medo ao dar-lho. Como o bebé não precisa de tomar banho completo todos os dias, vá treinando a vesti-lo, a despi-lo e a lavá-lo, até se ter totalmente habituado.

O sono do bebé

Os bebés recém nascidos devem dormir de costas ou de lado, e não de barriga para baixo, por causa daquilo a que se chama de morte súbita. Esta ocorre com mais frequência entre os 2 e os 6 meses. Para esta morte ainda não existe uma explicação conclusiva, mas há quem fale que ocorra devido a um mau crescimento intra-uterino.

A morte súbita

Estudos dizem que os bebés que dormem no seu próprio quarto, tem mais possibilidades de serem atingidos pela morte súbita, do que os que dormem no quarto com os pais. O facto de estar muito frio ou muito calor, não favorece em nada a sua saúde, sendo bastante perigoso.

O papel do pai

Todo o carinho e atenção que a mãe dá, é para o seu filho, por isso o pai pode sentir-se um pouco abandonado. Também ele se deve habituar à presença do bebé e, estar por dentro de todos os assuntos que regulam e proporcionam o seu bem estar e saúde. Deve ocupar-se do bebé, tal como a mãe, dando-lhe banho, comer, brincando com ele, pegando-o ao colo.

Os ciúmes dos irmãos

Este tipo de rejeição, normalmente também é sentida pelos filhos mais velhos, que de um momento para o outro, se sentem afastados do pai e mãe. Tanto o pai, mas em especial a mãe, deve compreender esta crise de ciúmes, fazendo-o compreender as coisas e dando-lhe atenção, nem que seja apenas por um bocado.

A mãe deve saber estar presente em todas as ocasiões, não só quando se trata do seu recém nascido, dos outros filhos, como também do seu companheiro. No fundo, aprenda a ser mãe, de toda a sua família. É duro, mas as recompensas são muito gratificantes…

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]