Hoje o assunto é: o uso da chupeta!  O uso da chupeta deve ser sempre dosado de acordo com a idade da criança. Quando a criança ainda é muito pequena, o uso da chupeta é feito por mais tempo do que quando já tem 3 anos. Quando a criança já tem todos os dentinhos, o uso prolongado da chupeta pode causar uma mordida aberta anterior.
Uso da chupeta - mordida aberta
Mordida aberta anterior pode ser definida como a ausência de contato dos dentes anteriores (da frente). Para entender melhor, veja a foto acima. Os dentes posteriores (do fundo) estão em contato, mas isso não acontece nos dentes anteriores.

Por isso,devemos permitir o uso da chupeta nos bebês somente quando necessário.
A criança já nasce com a necessidade de sucção (ela é tão necessária quanto mamar) que é saciada durante a amamentação no seio materno.

A chupeta deve ser oferecida somente após o bebe ter mamado e estiver totalmente satisfeito. Assim, ela será utilizada apenas para suprir a necessidade de sucção não saciada durante a amamentação. E se seu bebê só dorme com a chupeta na boca, retire-a lentamente após ele adormecer. Fazendo isso, você evita a formação do hábito prejudicial, de estar sempre com a chupeta entre os dentes

Temos a conhecida “chupeta ortodôntica”. Abaixo, temos uma foto desse tipo de chupeta (lado direito), e uma não-ortodôntica (lado esquerdo). Muito se fala que a chupeta ortodôntica “não faz mal” ou que “não entorta os dentes”. Devo alertar que isso não existe.

chupeta-nao-ortodontica

Chupeta não ortodôntica
 

 

 

 

A chupeta ortodôntica também pode causar a mordida aberta anterior. A diferença é que a gravidade do caso é maior quando se usa a chupeta não-ortodôntica.

No próximo artigo explicarei o hábito da sucção de dedo e sua ligação com a mordida aberta anterior.
Aguardem!

Dra. Viviane Mendes Fernandes

Escreva um comentário