Como ensinar o seu filho a escovar os dentes

Para uma criança pequena tudo é uma brincadeira e tudo é passível de ser imitado. Os pais devem aproveitar esse fator para ensinar gradualmente as normas de comportamento e de higiene. E o que há de mais divertido do que escovar os dentes?

Como ensinar o seu filho a escovar os dentes

Embora alguns pediatras aconselhem que a criança deve começar a higiene oral assim que lhe aparecem os primeiros dentes, outros defendem que é melhor esperar até aos dois anos, altura em que vai imitar com prazer tudo o que os adultos fazem.

Inicio da higiene oral

E é na técnica de imitação que mais entusiasmo a criança terá em fazer alguma tarefa, que mais tarde pode recusar, quando for obrigada a isso. Assim como os adultos, as crianças devem escovar os dentes três vezes ao dia após as refeições, embora a lavagem da noite seja a mais importante.

Os doces são a evitar, mas como o dizer a uma criança? Para proteger a nova dentição, o melhor é escovar os dentes assim que acabar com a guloseima.

Primeira ida ao dentista

A partir dos três anos, a visita ao dentista deve ser efectuada de seis em seis meses, porque é nesta altura que os dentes podem apresentar cáries. Mesmo sem problemas, a visita ao dentista vai ajudá-la a não ter receio no futuro, quando precisar mesmo dos cuidados dele.

Os dentes de leite

Os dentes de leite cariados são um perigo, ao contrário do que muitos pensam, uma vez que podem provocar infecções, fazem a criança sofrer e o espaço deixado por um dente que teve de ser arrancado pode fazer com que os futuros dentes fiquem tortos. Alguns destes dentes são conservados até aos 12 anos, pelo que devem ser tratados de forma regular.

Como ter dentes saudáveis

Para obter uns dentes fortes é necessário, primeiro que tudo, doses regulares de flúor, encontrado na água em muitos locais do nosso país, mas que pode também ser obtido nas pastas de dentes ou em doses recomendadas pelos médicos, quer às crianças, quer às mães grávidas.

A qualidade do regime alimentar da mãe durante a gravidez é essencial para o bom desenvolvimento dos dentes da criança, uma vez que a coroa, a parte visível dos dentes, se formam no interior das gengivas durante a gestação.

A dieta da mãe, e depois da criança, deve ser rica em cálcio, fósforo e vitaminas C e D. Para uns dentes saudáveis, os cuidados começam na infância, e como vimos, até antes do nascimento. Não remedeie o que pode evitar e dê ao seu filho uma dentição sem problemas.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]