Conheça as vantagens da amamentação

333
Conheça as vantagens da amamentação
Conheça as vantagens da amamentação

Este artigo traz informações que, acredito, serão muito importantes para convencer as famílias sobre os benefícios e as vantagens da amamentação com leite humano para o bebé humano.

Nós humanos, nascemos prematuros. Como escreve Fritjof Capra em A Teia da Vida. Mesmo quando fruto de uma gravidez completa, de 40 semanas.

Comparados com outros mamíferos, que logo ao nascer já procuram alimento e calor no corpo da progenitora, nascemos prematuros.  A continuidade da nossa gestação é o amor e a amamentação.

O leite produzido pela mãe tem os mesmos nutrientes que durante a gestação são fornecidos ao feto pelo cordão umbilical, acrescentados, é claro, de novos elementos para uma eficaz alimentação do bebé. Por esse motivo o leite materno recebeu o nome de sangue branco.

É tão espetacular a composição e os benefícios do leite humano, que, até hoje, pesquisas revelam características surpreendentes que confirmam a convicção de tantos profissionais de saúde e de mães que sempre se empenharam em defesa, apoio, estímulo e valorização do acto da amamentação.

Travamos uma batalha cultural em defesa da amamentação natural do bebé humano. E a nossa arma é dar a conhecer as vantagens da amamentação, o apelo à razão e ao afecto das mães e famílias.

Vantagens da amamentação

Entre as principais vantagens da amamentação está que o leite materno:

  • Tem os nutrientes perfeitos, tudo na quantidade certa e específica para o bebé.
  • É facilmente digerido e é utilizado de modo eficiente, directo da fonte.
  • Custa muito menos que o leite artificial.
  • Protege contra infecções.

E o aleitamento materno:

  • Ajuda a estabelecer o vínculo e o desenvolvimento.
  • Ajuda a adiar uma nova gravidez.
  • Protege a saúde da mãe.

O leite materno difere do leite animal e do leite em pó por:

  • Não ter nenhum contaminante bacteriano.
  • Apresentar factores anti-infecciosos e factores de crescimento.
  • Ser constituído com proteínas em quantidades correctas e de fácil digestão.
  • Ter gorduras essenciais e lipase para a digestão.
  • Ter vitaminas suficientes e adequadas.
  • Apresentar quantidade específica de ferro, que é bem absorvido.
  • Ter água suficiente, não sendo necessário administrar outros líquidos ao bebé durante o período de amamentação exclusiva no peito.

Nos primeiros sete dias após o parto, é produzido o colostro, que é rico em anticorpos, tem muitos tipos de leucócitos, é laxante, contém fatores de crescimento e é rico em vitamina A, que reduz a gravidade das infecções e previne doenças oculares. É excretado em pequenas quantidades mas exatamente o suficiente para as necessidades do bebé.

É tão rico o leite materno que ainda não se chegou a definir todas as qualidades de sua constituição. É um alimento de vida, composto por células vivas, produzidas especialmente para a saúde do bebé.

Além da inquestionável vantagem do leite humano como nutriente e agente anti-infeccioso e de proteção para a saúde do bebé, tem os efeitos psicológicos da amamentação natural que ajuda a mãe e o bebé a formar uma relação íntima e amorosa, resultando em satisfação emocional.

Periodo da amamentação

O recomendado é que o bebé receba exclusivamente o leite materno durante os seis primeiros meses, não sendo necessária a administração de outros líquidos, nem água, nem alimentos nesse período. E que a amamentação se prolongue até os dois anos de vida do bebé, agora com o acréscimo de líquidos e alimentação adequada. Vários são os obstáculos para se conseguir cumprir esses períodos. O que ajudaria muito seria uma lei que instituísse a licença maternidade de seis meses.

A autoconfiança da mãe que amamenta e o esclarecimento de dúvidas e questões contribuem para o sucesso da amamentação.

Quando seu bebé estiver a ser amamentado ao peito aproveite esse momento para cantar para ele as canções que você mais cantou durante a gravidez. Pode ser com a boca fechada mesmo, fazendo hum hum hum.

Converse com ele ou conte as historinhas que contou durante a gravidez. Observe o seu bebé. O ritmo da sucção, o tempo da mamada. Lembre-se que sua voz é uma referência de conforto para ele.

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here