Conheça as causas de infertilidade

325
As causas da infertilidade

A infertilidade é um problema comum que ataca homens e mulheres. Proveniente de motivos internos ou de contributos inconscientes do ser humano, os avanços nesta área são já esclarecedores.

O problema da infertilidade abrange homens e mulheres do mundo inteiro. Descobrir o que se passa, origina mágoa para aqueles que são portadores do problema. Mas, reconhecer que se sofre de infertilidade causa infelicidade e depressões no seio da família, sendo muitas das vezes necessário recorrer a apoio psicológico para ultrapassar o problema. Há que consciencializar as pessoas que, o mito da infertilidade começa a ser cada vez mais longínquo e menos abstrato.

Centremo-nos inicialmente no problema da infertilidade feminina. A ausência de ovulação, o stress acumulado ou disfunções hormonais podem estar na origem do problema. O médico deve diagnosticar o problema e recorrer a um tratamento que, ainda que possa apresentar algumas regalias, pode nunca chegar a ser totalmente eficaz. Normalmente, o tratamento dura em média cerca de meio ano, ainda que este período não seja fixo, a irregularidade das alterações hormonais é corrigida da melhor forma. Promover a ovulação é outro dos objectivos do médico, embora nunca se possa dar a total certeza da gravidez imediata.

O útero e as trompas podem ser igualmente um dos motivos de infertilidade. Eventuais tumores nos ovários, bem como a obstrução das trompas são outra das causas de infertilidade. O médico desempenha um papel importante, pois é através dos seus exames que irá diagnosticar a ocorrência do problema.

O muco cervical, responsável pela sobrevivência dos espermatozóides, pode não estar nas melhores condições e provocar a morte destes. Após o tratamento, e tratando-se este de um problema de infecção, as probabilidades de engravidar são amplas.

Os períodos menstruais longos, irregulares e dolorosos podem revelar uma possível existência de tecido uterino na cavidade cervical. A isto se dá o nome de Endometriose que, após um tratamento de alguns meses e, caso a doença não seja muito extensa, pode ser perfeitamente corrigida. O tratamento às mulheres já apresenta atualmente muitas condições de cura, embora o mesmo não se possa dizer quanto à infertilidade masculina. As curas existentes são quase todas à base de métodos artificiais, e não a partir de tratamentos solucionadores.

As causas da infertilidade masculina podem estar ligadas a problemas antigos nos testículos, afetando os espermatozoides. A produção pode ter diminuido, tal como a qualidade dos mesmos. Logo, e sendo um problema genético, os tratamentos eficazes ficam demasiadamente reduzidos. Mas, desde há muitas décadas que a Inseminação Artificial é um dos processos mais utilizados para este problema. Separando os espermatozoides inativos e introduzindo outros prontos a atuar, a Inseminação Artificial é antecedida ainda de medicamentos.

Fertilização In Vitro é o nome de outra das possibilidades. Recolhendo óvulos e espermatozoides, a Fertilização In Vitro consiste em juntá-los e depois colocá-los na trompa. Pode também acontecer a sua união numa proveta e, quando suceder a fecundação, serem colocados no útero.

Injetar diretamente o espermatozoide dentro do óvulo, é outra alternativa para a infertilidade. A mais recente inovação nesta área, o ICSI, promove a formação do embrião e posteriormente o seu transporte para o útero. Espermatozoides imóveis deixam de constituir problema e pode mesmo recorrer à doação de óvulos ou espermatozoides para realizar o seu sonho de ter um fiho.

Longe vai o tempo em que a infertilidade, quer masculina quer feminina, era um mal maior e sem solução alguma. Os estudos vêm revelar que, quase todas as pessoas podem engravidar, quer através de métodos de tratamento ou de processos artificiais. Resta, se não consegue engravidar, descobrir de onde provém o problema e depois encontrar a melhor solução e alternativa.

Pela nossa parte, Boa Sorte!

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here