As necessidades nutricionais aumentam com o desenrolar da gravidez, especialmente no último trimestre. É igualmente importante que o estado nutricional da mulher no momento de engravidar seja o mais equilibrado possível.

É por esta razão que é bastante importante que exista um planeamento familiar que optimize a saúde da futura mãe no sentido de contribuir para o seu equilibrado estado nutricional e o seu peso.

Deve apresentar uma composição corporal adequada, sem excessos de gordura e análises clínicas dentro dos parâmetros adequados, e o sobrepeso ou mesmo um excesso de peso acima do desejável pode prejudicar o decurso normal da gravidez causando hipertensão arterial ou diabetes gestacional entre outros.

Mas mulheres demasiado magras também devem corrigir o seu debilitado estado nutricional antes de uma gravidez, pois podem provocar um desenvolvimento fetal deficiente e um peso baixo á nascença.

Nutrientes necessários durante a gravidez:

  • Proteína: Deve consumir diariamente alimentos ricos em proteínas. Pode encontrar este nutriente na carne vermelha magra, carne de aves, peixe, ovos e leguminosas.
  • Cálcio: O consumo adequado de cálcio durante a gravidez é fundamental para evitar a osteoporose. O cálcio está sobretudo presente em lacticínios,hortaliças verdes, peixe em conserva com espinhas, tofu, alperces secos e figos.
  • Ácido fólico: Um consumo adequado de ácido fólico é necessário no inicio da gravidez para prevenir defeitos do tubo neural no feto. As hortaliças, leguminosas, fígado, laranja e carne de aves são muito ricas deste nutriente.
  • Ferro: O ferro é necessário para a produção de glóbulos vermelhos para a mãe e para o bebé. Existem vários alimentos ricos em ferro como a carne vermelha, espinafres, feijão-frade. a vitamina C é indispensável para que o organismo absorva o ferro das fontes vegetais.
  • Fibra: A ingestão de alimentos ricos em fibra ajuda a combater a obstipação. Os legumes, frutos e cereais integrais são os agentes principais para essa função.
  • Líquidos: A gravida deverá beber pelo menos 2 litros de agua por dia para a produção de sangue e para ajudar à digestão.
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here