Rastreio pré-natal no soro materno

Como parte da Assistência Osbtetrica, é-lhe oferecido o Rastreio Pré-Natal, uma análise do sangue materno, para identificar uma gravidez com risco aumentado para defeitos de tubo neural aberto, Síndrome de Down (anteriormente chamado mongoloidismo), e outras situações menos comuns.

Esta análise é um teste de rasteio e não oferece um diagnóstico final. Leia esta informação cuidadosamente. Se tiver alguma dúvida, por favor consulte-nos, ou ao seu Médico.

Como se efetua esta análise de rastreio pré-natal?

É efectuada uma colheita de sangue no braço da grávida, entre as 14 e as 18 semanas, de preferência às 15 semanas (sem jejum).
Substâncias produzidas pelo bebé em desenvolvimento, passam para o sangue da mãe através da placenta.
As análises efectuadas serão a alfafetoprteína (AFP-NTD) e a fracção βeta total e/ou livre (Free β) da gonadotrofina coriónica humana (hCG). Se a quantidade destas substâncias for superior ou inferior ao esperado, o seu Médico poderá sugerir-lhe testes adicionais, que incluirão uma nova colheita de sangue, ecografia morfológica e/ou amniocentese.

Porque se faz esta análise?

A medição destas substâncias no sangue fornece informações importantes. Os resultados podem sugerir a presença de mais do que um bebé, ou informar o médico que a gravidez está mais adiantada ou atrasada do que se pensava. Sobretudo, pode alterar para a possibilidade de o bebé ter algum problema. Por favor recorde que se o teste não for normal, não significa necessariamente que haja algo de errado com a sua gravidez. Significa apenas que os outros testes adicionais podem estar indicados.
O que são defeitos de tubo neural aberto?

“Defeitos de tubo neural aberto” referem-se a um grupo de defeitos congénitos envolvendo o desenvolvimento do cérebro e espinal medula.

Anecefalia e espinha bífida são os dois tipos mais frequentes. Anecefalia é um defeito muito grave que ocorre quando cérebro e o crânio não se desenvolvem corretamente. Os bebés com esse defeito não sobrevivem.

Espinha bífida significa que existe uma abertura algures no tubo neural, expondo a espinal medula. Esta situação pode ser relativamente pouco grave, resultando sempre em pequena incapacidade. Pode ser também muito séria, com paralisia, perda de controlo da bexiga e intestinos, e outras complicações, incluindo atraso mental.

O que é o Síndrome de Down

Os bebés que nascem com o síndrome de Down são mentalmente atrasados e têm uma variedade de outros defeitos congénitos que podem incluir anomalias do coração e aparelho digestivo.

O síndrome de Down afecta aproximadamente um em cada 700 bebés, e o risco aumenta com a idade materna. Se tiver mais de 35 anos, recomenda-se que considere fazer uma amniocentese.

Qual a exatidão deste rastreio?

Este rasteio detecta cerca de 90% de todas as gravidezes com um defeito de tubo neural aberto, assim como 70% de gravideses com síndrome de Down em mulheres com idades inferiores a 35 anos.
Este rastreio é uma triagem, não é um teste diagnóstico, e não garante que o seu bebé esteja livre de defeitos congénitos.
Na maior parte dos casos não se encontra nenhum defeito, e os pais ficam com a informação de que não é provável que o seu bebé tenha um defeito de tubo neural aberto ou síndrome de Down.

Por favor lembre-se:

Este teste é usado para identificar uma gravidez em que pode existir um aumento de risco para defeitos de tubo neural aberto ou síndrome de Down.
Não é um teste diagnóstico. Se o teste não for normal, não significa que o seu bebé tenha uma anomalia. Significa somente que o seu Médico irá conversar consigo acerca de exames adicionais.

Para mais informações contactar:
Endoclab, Lda.
Divisão Pré-Natal
Rua Sá da Bandeira nº 746 – 3º/4º 4000 Porto
Telf. 22 312 697 / 2000612
Fax. 22 200 99 06
Centro de Genética Clínica e Patologia
Rua Sá da Bandeira nº 746 – 7º 4000 Porto
Telf. 22 200 00 85 / 20 88 709
Fax. 22 208 87 10

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here