A gravidez dá origem a grandes alterações no corpo da mulher. As hormonas que circulam em grande quantidade, são responsáveis pelas alterações de humor e também pelo aspecto saudável radioso da pele e dos cabelos.

Após o parto inicia-se o período do puerpério, que pode durar até seis semanas, durante o qual o corpo da mulher tenderá a voltar ao normal.

Depois do bebé nascer, é natural que surjam algumas situações que exigem cuidados adicionais, algumas podendo até causar mal-estar.

Saiba quais são as mais comuns e prepare-se para as resolver da melhor maneira.

Incómodos físicos

– Tumefação e engurgitamento do peito
Surge como resultado da subida do leite, por volta do segundo ou terceiro dia após o parto, provocando dor e endurecimento dos seios, dificultando a amamentação. Molhe o peito com água morna e massaje em círculos com a ajuda de um creme, tentando esvaziá-lo. Assim que o leite comece a seguir, ofereça o peito ao bebé para que ele o esvazie.

– Fissuras do mamilo
São dolorosas e podem chegar a sangrar, mas saram rapidamente. Após a mamada limpe o mamilo e use um creme protector e cicatrizante. Não deixe de amamentar.

– Dores no períneo

Provocadas pelas contracções do útero no seu processo de voltar ao tamanho normal. Podem ser intensas, sobretudo durante as mamadas. Mude de posição, use uma almofada ou fale com o seu médico sobre a possibilidade de usar um analgésico.

– Episiotomia

É um corte praticado no períneo para facilitar o nascimento do bebé que pode provocar dores e desconforto. Aplique gelo inicialmente, e água morna depois. Se não conseguir sentar-se, use uma almofada ou uma bóia. A lavagem e a secagem são essenciais para uma boa higiene.

– Hemorróidas

Podem surgir ou agravar-se devido à força exercida pela mãe durante a fase de expulsão do bebé. Aplique gelo e uma pomada própria para o efeito. Se sofrer uma crise mais severa, fale com o seu médico.

– Obstipação

Faça uma alimentação rica em fibras e beba muitos líquidos.

– Dores nas costas

Aprenda a manter uma posição correcta ao proceder aos cuidados do bebé como mudar a fralda ou amamentar. As posições incorrectas sobrecarregam a coluna. Faça exercícios de relaxamento.

Lóquios
É normal perder sangue após o parto. Estas perdas têm o nome de lóquios e podem durar até um mês depois do parto. No início, o sangue é vermelho vivo, tornando-se progressivamente rosado e em menor quantidade. É desaconselhado o uso de tampões.

Menstruação
O período menstrual reinicia-se entre 7 a 9 semanas após o parto. Se estiver a amamentar, pode demorar vários meses. No entanto os ovários podem ficar prontos a funcionar logo, pelo que mesmo sem menstruação é possível voltar a engravidar.

Baby blues
As alterações hormonais, o cansaço e o novo estatuto de mãe, que acarreta mais responsabilidades, podem provocar mudanças no humor da mulher. Esta fase de tristeza é passageira e todas as mulheres, em maior ou menor grau, passam por ela. No entanto, se durar mais tempo do que o normal ou for mais intensa, consulte o médico pois pode estar a desenvolver uma depressão pós-parto, que é uma situação grave que exige acompanhamento especializado.

Lembre-se de que não está sozinha e os profissionais de saúde que a acompanham estão lá para a ajudar. Fale com eles ou com alguém da família e peça auxílio. Partilhe as suas preocupações e receios com o pai do bebé. Viva o nascimento do seu bebé com alegria e tranquilidade.

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]