Criança Maltratada

181
Criança maltratada

Os casos de crianças maltratadas são cada vez mais uma realidade visível. Jeni Canha escreve Criança Maltratada e o universo que rodeia este cenário brutal e lastimável.

Criança Maltratada é um livro sobre a violência infantil. Escrito a partir de uma Dissertação de Doutoramento apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, este é um tema que pode suscitar sensibilidades em muitos de nós, pois trata exactamente de um universo tão frágil como é o infantil.

Criança Maltratada é a abordagem dos métodos utilizados e das formas de ajuda que foram prestadas a 104 crianças maltratadas. Provenientes de meios distintos e levadas até ao Hospital Pediátrico por mãos e iniciativas diferentes, estas crianças foram sujeitas a estudos prolongados e à prestação de serviços intensos, de maneira a conseguir trazer-lhes um pouco mais de harmonia e estabilidade emocional.

O livro reflete a mais pura das realidades, na qual a autora teve oportunidade de constatar bem próximo tudo aquilo sobre o que escreve. De facto as crianças podem ser violentadas e maltratadas de muitas formas: abusos sexuais, abanadas enquanto são muito novas, mal tratadas física ou psicologicamente, abandonadas ou rejeitadas pelos pais.

Ainda que o livro seja demasiadamente técnico, muito esquematizado e com vários gráficos pelo meio, a sua natureza é totalmente real e próxima daqueles de quem o livro fala. Os comportamentos apresentados pelas crianças, consoante a gravidade do caso, estão igualmente bem fundamentados e especificados. A forma de lidar com o mundo e com os outros é bem diferente de criança para criança, já que é normal que algumas estejam bem mais fragilizadas que outras. Quanto maior é a violência, menor é o desenvolvimento físico e psicológico.

Esta foi um experiência enriquecedora e que permitiu à autora tirar as respectivas conclusões sobre o universo da violência infantil, a partir do contacto directo com estas crianças. Muito mais do que números ou quadros demonstrativos, Criança Maltratada é o retrato triste e desolador pelo qual muitas crianças se vêm obrigadas a passar. Se quer conhecê-lo não perca tempo, e deixe-se levar pela experiência de Jeni Canha, em Criança Maltratada.

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here