(des) Equilíbrios familiares

219
(des) Equilíbrios familiares

‘É natural pensarmos na Família como lugar onde naturalmente nascemos, crescemos e morremos, ainda que, nesse longo percurso, possamos ir tendo mais do que uma família.’

Este é o tema de abertura do livro que pretende trazer à luz do dia as complicadas relações familiares dos nossos dias, analisando a família como um sistema, a sua estrutura, e as formas de comunicação utilizadas. Ao mesmo tempo o stress e as crises não são postas de lado, apresentando as fontes detectáveis dos problemas.

Uma metáfora que a autora apresenta é particularmente interessante e tem a ver com a comparação entre o arranjo de peças e de pequenas avarias num carro ao longo de uma grande viagem e a vida familiar e o equilíbrio e sabedoria que é necessário possuir para conseguir levar até ao fim uma viagem também com os seus altos e baixos.

Nos vários capítulos a autora descreve o desenvolvimento familiar, com a formação do casal, os filhos nas várias idades e as diferentes formas de família que se apresentam.

Por último surgem os desequilíbrios familiares, como as toxicodependências, a delinquência e a violência familiar.

Ao longo de todo o livro passam diversas histórias, algumas mais comoventes que outras, algumas diferentes do habitual, mas todas elas com um cunho muito especial da autora e todas nos trazem uma única ideia: podia ser connosco.

Madalena Alarcão é psicóloga e doutorada em psicologia clínica pela Universidade de Coimbra. Actualmente é professora na Faculdade de Psicologia e Ciências na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da referida Universidade.

Trata-se do primeiro volume da coleção apresentada pela Quarteto sob o tema “Psicologia e Saúde”.

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here