Meu filho, meu tesouro

352
Meu filho, meu tesouro

A Europa-América apresenta agora a 5ª edição de “Meu filho, meu tesouro”, revista e atualizada, que acompanhou já gerações de mães e bebés.

Consagrado como um dos mais famosos pediatras do mundo ocidental, Dr. Benjamin Spock, editou em 1946 a obra que depressa se tornou um dos mais vendidos livros de sempre.

A Europa-América apresenta agora a 5ª edição de “Meu filho, meu tesouro”, revista e actualizada, que acompanhou já gerações de mães e bebés.

“Meu filho, meu tesouro” contém conselhos que passam pela limpeza do bebé, à forma de pegar ao colo, de colocar as fraldas e o manuseamento dos biberões, a preparação para o espaço do bebé e de lavar, que até pode ser o lava-loiça, a forma de lavar as fraldas e o tipo de roupa a usar.

Com muitas características de análise psicológica, o livro dá também uma imagem interessante da sociedade de há quarenta anos e a forma de educar as crianças, em termos que hoje nos parecem banais, mas para os quais foi necessário ensinar as mães da altura.

O papel do pai é focado em algumas (poucas) páginas, mas de uma forma muito inteligente, assim como as relações com os outros parentes, como os avós e as divergências que podem surgir entre eles.

Contém boas referências sobre o comportamento dos jovens face aos pais demasiado compassivos “os pais só conseguem viver em harmonia com os filhos se conseguirem que estes se portem convenientemente, por seu lado, os filhos só podem sentir-se felizes quando têm pais que os educam avisadamente” adverte o Dr. Spock.

Á primeira vista, pode parecer um livro menos interessante, uma vez que não apresenta imagens e o corpo de letra é muito pequeno, mas os conselhos nele contidos são perfeitamente úteis para os pais dos dias de hoje.

O que trás uma graça especial ao livro são os comentários feitos ao longo da redacção que nos enviam para uma viagem ao passado, e diferentes formas de encarar a maternidade conforme os estados americanos.

Um espaço muito especial também para os cuidados a ter antes e depois da maternidade, com a escolha do método e as diferentes opções de parto, os sinais de alarme e de situações de emergência para a mãe e para o bebé.

A alimentação é outro dos pontos focados no livro que, como afirma o autor: “As primeiras ideias do bebé a respeito da vida, baseiam-se na maneira como é alimentado”.

Benjamin Spock nasceu nos Estados Unidos em 1903 e escreveu vários artigos e o presente livro, como forma de combater a falta de informação que grassava entre as mães da altura. “Meu filho, meu tesouro” foi editado em 20 línguas e é uma das obras mais vendidas de sempre.

Se não sabe o que oferecer a uma futura mamã, este é um bom presente. A ler com muita atenção e descontraidamente.

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here