Por detrás do espelho

219
Por detrás do espelho

Conhecer a fundo e apresentar soluções para alguns dos pontos que mais preocupam a família dos nossos dias é o tema principal deste livro, embora não se trate, nem de perto, de um manual de auto-ajuda, agora tão em voga.

Como refere Ana Paula Relvas no prefácio do livro, as suas preocupações teórico-clínicas estão centradas na família numa compreensão epistemológica.

E são essas preocupações e as suas experiências que aqui são partilhadas com o leitor, não numa base de professor para aluno, mas numa linguagem envolvente que nos leva a querer descobrir mais, ao mesmo tempo que se levantam véus e se abrem portas para o conhecimento de muitos comportamentos que grassam nos dias de hoje.

Este livro é uma reunião de vários casos, que parte de aspectos históricos até à análise de pontos concretos de problemas com que as famílias têm de coexistir, como a toxicodependência, a violência, a anorexia e o afastamento no casamento.

Entre vários aspectos a autora refere as mudanças que se têm feito sentir na terapia familiar no sentido de cada vez aproximar mais os membros, numa altura em que grassa o independentismo.

O fator tão difundido pelos meios de comunicação social e pela moda de que a beleza é ser magra leva muitas jovens a extremos alimentares como a anorexia, outro dos pontos referidos e estudados neste livro.

A toxicodependência que afeta cada vez mais famílias no nosso país, tem um lugar marcado na obra com a abordagem possível dada pela psicologia a estes casos e as impressões de quem lida com este tipo de problemas como terapeuta.

Em relação ao casal, alguns aspectos da terapia usada para combater o primeiro impulso de separação são aqui apresentados assim como um caso que descreve a forma como é aplicada a terapia. De novo com palavras da autora: “o primeiro requisito para realizar uma terapia de casal é a existência de um pedido conjunto de melhorar a relação, pedido que corresponda a um desejo real de ambos os cônjuges.”

Ana Paula Relvas é psicóloga, terapeuta familiar, doutorada em Psicologia Clínica e conta já com vários livros publicados tendo por base o seu trabalho com famílias em várias vertentes da psicologia e das terapias. A autora contou ainda com o apoio de outras psicólogas. Este livro é uma edição da Quarteto e faz parte de uma pequena coleção dedicada a este tema “Psicologia e Saúde”.

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]