Como tratar a enurese na criança sem traumas

Embora a enurese na criança tenda a passar naturalmente com a idade, o primeiro passo que os pais têm de dar é levar a criança ao seu médico de família ou pediatra, para despistar a “doença” e conhecer as causas da mesma, aplicando depois uma das terapias da enurese mais adequada.

Pode dar-se o caso de a criança sofrer de outros problemas que não sejam identificados como sendo Enurese Noturna, nomeadamente infecções urinárias, que requerem tratamento especializado e adequado.

Depois de se eliminar a hipótese da bexiga ser a causa do problema, o seu médico pode discutir com a criança e consigo, qual a melhor opção para o seu caso.

Como tratar a enurese na criança

Hoje em dia existem terapias e medicamentos que podem tratar este problema. Contudo, só um médico pode indicar qual o tratamento mais eficaz para cada criança.

Deixamos de seguida algumas terapias utilizadas na Enurese da criança, recomendações e informações úteis.

Terapia com Alarme

O alarme consiste em duas peças que são colocadas na cama e, quando a criança começa a fazer chichi na cama, o contacto da urina com a coberta faz o alarme soar. Ao fim de algumas semanas, a criança vai acordar sozinha quando sentir a bexiga cheia.

Os estudos mais recentes questionam o método do alarme, por ser um método complexo que requer uma grande compreensão e disponibilidade dos pais.

O recurso a medicamentos é hoje indicado como o tratamento mais eficaz.

Terapia Motivacional

A abordagem do tratamento da Enurese Noturna é feita em reuniões onde toda a família pode e deve estar envolvida. O objectivo destas sessões é encorajar a criança enurética a assumir a responsabilidade pelo seu problema e ensinar a família a ajudá-la a ultrapassar a sua Enurese Noturna.

Existem ainda outras medidas que podem ser tomadas pela criança enurética, como beber líquidos regularmente durante o dia, evitando bebidas gaseificadas, chá e café à noite, pois aumentam a produção de urina.

Adotar um papel activo, uma atitude positiva perante o problema da Enurese Noturna do vosso filho, contribuirá de maneira decisiva e positiva para a probabilidade de êxito do tratamento.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]