Ainda não fala como nós gostaríamos

A minha filha tem 3 anos e 10 meses e ainda não fala como todos nós gostaríamos. Mas a questão poderá mesmo ser essa: somos nós que, inconscientemente, exigimos que ela fale mais depressa (para ser igual às outras crianças) ? O pediatra diz que – agora – já não se pode considerar que ela tenha a fala atrasada, tem apenas a sua própria evolução. que é assim mesmo, lenta.

Durante o último ano e meio consideramos algumas vezes levá-la a um terapeuta da fala mas o pediatra acabou por nunca a levar. Aliás, chegamos a fazer testes de audição, que deram negativos.

No infantário é a criança com menos vocabulário da sua turminha (3 anos) mas as educadoras não consideram que ela tenha problemas. Não fala mais porque não quer, é o que todos nos dizem.
Ou seja, estamos sempre naquele “limbo” da fronteira entre a evolução dela e uma possível terapia que a pudesse ajudar: pergunto eu – há muitas mais crianças assim?

Há crianças que se fazem entender às mil maravilhas sem grandes discursos? Será preguiça? Ou a minha filha poderia ter algum empurrãozinho?
Obrigada
SS

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here