Clinica dedicada ao tratamento da Enurese

380
Tratamento da enurese
Tratamento da enurese

È agora inaugurada a primeira Clínica dedicada ao tratamento da enurese. Em Portugal estima-se que cerca de 15 a 20% das crianças a partir dos 5 anos sofram desta perturbação, que pode prolongar-se até à Idade adulta, e se caracteriza pela micção involuntária e frequente, geralmente durante o sono noturno.

Define-se como doença quando esta perturbação acontece depois dos cinco anos, duas vezes por semana, durante pelo menos três meses consecutivos.

“Conheci esta realidade que atinge e aflige milhares de crianças. É um problema pouco discutido mas que se torna uma preocupação crescente para os pais e uma limitação para a criança”, refere Miriam Gonçalves, psicóloga clínica especializada em enurese e a responsável pela abertura da primeira Clínica dedicada ao tratamento da mesma, que abre as portas no Porto.

A Clínica Pipinho – Tratamento da Enurese é a primeira unidade de saúde dedicada ao tratamento multidisciplinar da Enurese, integrando valências como a Psicologia, a Pediatria e uma Consulta especifica de Tratamento de Enurese. “.

É uma clínica para toda a família. Tanto crianças como adultos sofrem de enurese, portanto o nosso objectivo fundamental, é através de um método inovador em Portugal, que combina diversas técnicas de tratamento, acabar com este “problema”, proporcionando às pessoas uma vida melhor”, explica Miriam Gonçalves.

E embora atinja milhares de famílias no nosso país, a verdade é que ainda pouco se fala sobre este tema. No entanto ele é gerador de grande ansiedade pois, apesar de ser um acto involuntário, afecta a rotina da família e a autoestima da criança.

As crianças que sofrem de Enurese descrevem-se frequentemente como “irritados”, “rabugentos”, “envergonhados” e “confusos”. Estas crianças podem vir a sofrer de problemas de auto estima, auto confiança e socialização, pois a Enurese traz limitações numa série de actividades tão simples e no entanto importantes, como por exemplo, dormir em casa de um amigo ou ir acampar.

“Para os pais, que muitas vezes não sabem como lidar com o problema, é difícil gerir a frustração e a angústia de ver a própria frustração da criança”, explica Miriam Gonçalves, acrescentando que na nova Clínica se “procura ajudar não só os pais das crianças, mas todas as pessoas afectadas por este problema”.

De acordo com a psicóloga a garantia de sucesso do tratamento é de 100 por cento: “A Clínica Pipinho é a primeira clínica de tratamento de enurese com tratamento inovador, que está a ser utilizado pela primeira vez em Portugal. Com resultados comprovados em milhares de pessoas, garantimos uma taxa de sucesso de 100%.”.

Mas porque geralmente recebe “pessoas que já tentaram quase todos os tratamentos sem sucesso, ou esperaram anos para que o problema da enurese se resolvesse por si só”, Miriam Gonçalves explica que por essa razão “a primeira consulta foi cuidadosamente desenvolvida para responder a questões e dúvidas que possam existir.

A primeira coisa a fazer é orientar a pessoa sobre a natureza do problema e a sua reversibilidade, diminuindo desta forma a ansiedade”.

“Cada tentativa de tratamento falhado deixa a pessoa com Enurese e a sua família com sentimentos de falha e frustração. Na clínica Pipinho, uma equipa de profissionais especializada acompanha em todas as etapas do tratamento.

Cada caso é um caso, portanto cada tratamento é escolhido para cada situação específica e desta forma garantimos que funciona em todos os casos, seja qual for a sua idade ou sexo”, acrescenta.

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here