Problemas após o parto, conheça os incómodos

Quando tiver o seu filho é habitual surgirem alguns problemas após o parto que, à partida, não trazem consequências de maior. O esforço que a mulher faz no parto e as condições posteriores, podem dar origem a alguns incómodos de fácil resolução.

Até voltar à normalidade, o corpo leva algum tempo por isso, não se preocupe com a lentidão das transformações…

Problemas após o parto normal

Contrações

Uma das coisas que é habitual surgir, são contrações posteriores ao parto. Ao dar de mamar ou se já teve um filho antes, é normal que as contrações sejam mais evidentes. Ainda assim, se as dores forem muito fortes o melhor que tem a fazer é consultar um médico para fazer um diagnóstico da situação.

Perdas de sangue

O mesmo acontece se notar que ao acordar de manhã está a perder sangue. Esta situação é normal, e o sangue tem tendência a ficar mais claro, podendo este acontecimento decorrer cerca de 6 semanas.

Use pensos higiénicos e não tampões, mas se a situação for dolorosa, se tiver febre ou se as perdas de sangue forem muito intensas, consulte um médico.

Retenção de líquidos

Logo após o parto, não sentirá necessidade de ir à casa de banho mas, posteriormente às primeiras horas é normal que não consiga sair de lá. Não se preocupe, porque o que acontece é que o corpo tem que libertar os líquidos acumulados na altura da gravidez.

Porém, se sentir que nesta fase tem dificuldade em urinar e isso lhe causar dor, consulte um médico da mesma forma que o deve fazer se, após três meses do parto ainda não lhe tiverem desaparecido as hemorroidas.

Excesso de suor

Quando já tiver passado o parto, é frequente ter a sensação que está sempre a suar. Este estado é normal, e por esse motivo deve continuar a beber muitos líquidos, em especial água.

A subida do leite

A subida do leite aos seios pode também causar alguns inconvenientes, pois é perfeitamente normal que comece a sentir dores de início, quando começar a dar de mamar. Quando o consumo de leite for igual à produção, a situação tenderá a normalizar, ainda que lhe surjam gretas ou feridas à volta do mamilo. Todos estes dissabores são normais portanto não entre em pânico, a não ser que a situação tome proporções grandiosas.

Problemas após o parto por cesariana

Todas as situações que aqui foram referidas, adaptam-se ao parto normal mas a cesariana, tem também os seus problemas e pequenas vantagens. Caso tenha tido o seu filho através de uma cesarina, as dores da zona perineal não a incomodarão já que a vagina não sofreu distensão, nem lhe fizeram uma episiotomia. Logo, as dores ao sentar-se serão nulas.

Todavia, as dores da incisão que lhe fizeram far-se-ão sentir, contrapondo as dores da vagina de parto normal. Ao tossir ou rir, as dores podem intensificar-se mas nunca serão alarmantes.

Estes problemas após o parto, são muito frequentes e acontecem em todos os casos. Portanto, saiba que é normal surgirem pequenos problemas de fácil resolução e adaptação. Contudo, sempre que a situação for insuportável ou fora do normal, tendo em conta o que anteriormente foi dito, consulte logo um médico apto para esse efeito. Interiorize bem que as dores do parto, não terminam quando o bebé nasce. Até isso acontecer, leva ainda algum tempo…

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 5]