Grávida de 12 semanas – o 3º mês da gestação

Já está grávida de 12 semanas, que corresponde ao fim do 3 º mês da gestação do feto, prepare-se para começar a usar roupas mais largas. Se os seios ainda estiverem do tamanho normal, não tardarão a aumentar, a sua cintura começa a alargar, nota-se uma barriguinha e os sinais e as sardas podem começar a aparecer.

Grávida de 12 semanas

É agora no inicio do 2º trimestre da gravidez que o feto apresenta uma forma mais humana, ainda que a sua cabeça seja muito maior que o resto do corpo, estando já os membros formados, embora ainda pequenos. O desconforto do início da gravidez, começa a deixar de se fazer sentir. É altura da primeira consulta pré-natal. Aqui, deverá ter uma conversa alargada com a sua médica, sobre si, as suas dúvidas e todo o processo pelo qual, estará envolvida mais tarde – o part.

Habitue-se a estar sempre direita, pois ajuda-la-á mais tarde quando estiver mais pesada. Ao nível das formas do seu corpo, começam-se a sentir pequenas alterações, que marcarão a sua diferença. Os seios estarão mais pesados e possivelmente dolorosos, pode sentir o fundo do útero mesmo acima do osso púbico.

12ª semana de gravidez – a grávida

Ao fim das doze semanas, a mãe, deverá ter aumentado cerca de dois quilos de peso.

As náuseas ou os enjoos matinais devem tender a desaparecer, e provavelmente não precisará de urinar tanto como no início. O exagero das reações emocionais tende a manter-se e o coração, os pulmões e os rins têm mais trabalho, devido ao aumento do volume de sangue que circula no corpo.

Nesta fase, pode optar por comprar um soutien que lhe ampare bem os seios, alimente-se cuidadosamente com produtos ricos em fibras, beba muita água, faça um check-up no dentista, inscreva-se num curso de preparação para o parto, faça muitos exercícios, nomeadamente pratique natação.

12ª semana de gravidez – o bebé

No que diz respeito ao bebé, todos os orgãos internos estão formados e já funcionam. As pálpebras já existem e cobrem os olhos, crescem as unhas, já existem os lóbulos das orelhas, pode urinar, engole e mama o líquido que o envolve. Os músculos estão a desenvolver-se, logo ele vai começar a mexer-se muito, dobra e abre os dedos dos pés e fecha a mão.

O comprimento do feto é já de 6,5 cm e pesa cerca de 18 g. Informe-se devidamente à cerca do trabalho de parto, e vá já a uma consulta num médico.

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here