O que é a Perturbação do Processamento Auditivo (PPA)

O seu filho é muito distraído? Precisa de lhe repetir a informação duas e três vezes até que
perceba e responda? Pode ser normal na idade, mas preste atenção aos sinais da Perturbação do Processamento Auditivo, porque nem sempre o seu filho é simplesmente desatento.

Perturbação do Processamento Auditivo (PPA)

Chama-se Perturbação do Processamento Auditivo (PPA) e é uma disfunção auditiva que impede a capacidade de analisar e interpretar os sons. Geralmente acontece durante a infância, uma vez que o sistema auditivo desenvolve-se nos primeiros 13 anos e, se durante esta fase não for devidamente estimulado origina um mau funcionamento das vias auditivas.

Os sinais e o tratamento

Mesmo apresentando uma audição normal, existem sinais clássicos no comportamento de uma criança com PPA, tais como: excessivamente distraída, solicita a repetição das informações que ouve, tem dificuldade em localizar a origem dos sons, mostra reações exacerbadas a sons intensos ou tem dificuldade em pronunciar o “r” e o “l”.

No entanto, esta disfunção tem cura e pode ser tratada através de exercícios específicos, em sessões de terapia da fala e em casa, dedicando diariamente 15 minutos à saúde do seu filho.

Saiba como ajudar o seu filho em casa:

  • Promova diariamente o diálogo com ele.
  • Realize treinos de compreensão da linguagem tanto no silêncio como no ruído.
  • Descreva as suas atividades do dia-a-dia.
  • Fale pausadamente, com entoações melódicas e acrescente novas informações.
  • Evite ter a televisão ligada em volume alto durante as situações de comunicação.

Arte de Comunicar

Cristiane Lima Nunes, terapeuta da fala e audiologista numa clínica especializada em avaliação e reabilitação da perturbação do processamento auditivo central e consultoria na área da Terapia da Fala: perturbações da voz, fala, linguagem e audição.

No entanto os diagnósticos de saúde auditiva, Perturbação do Processamento Auditivo, poderão ser realizados no Gabinete Arte de Comunicar, em Braga.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]