As crianças autistas, saiba identificar os sintomas

O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação pelas crianças autistas.

As crianças autistas

As crianças autistas são diferentes das crianças ditas normais pois estas não têm  o mesmo tipo de comportamento nem capacidades que as outras têm!

Identificar os sintomas de autismo

Para detetar a doença existe uma pequena dificuldade visto que os sintomas variam de criança para criança. Mas existem sintomas claros que poderão fazer com que se aperceba se o seu filho tem ou não esta doença!

  • Geralmente a criança autista tem muita dificuldade em falar ou comunicar pois muitas delas são afetadas na fala e não se conseguem expressar, outras simplesmente imitam o que lhes é dito ao que chamam o “efeito eco” pois apenas repetem como um papagaio nada mais!
  • Outro sintoma é a falta de á vontade no relacionamento com as outras pessoas, a maioria das crianças com este problema prefere isolar-se e brincar sozinha, pois estas não gostam de ser encaradas visualmente nem gostam que lhes toquem.
  • Este tipo de crianças também não gosta de mudanças para elas tudo tem que obedecer a uma rotina, tudo tem de ser feito  de uma forma sistemática. As crianças autistas não gostam de alterações quer sejam em horários, disposição dos objetos ou outra coisa qualquer.

O autismo atinge  cerca  de 1 em cada 150 crianças, não há nenhuma teoria para as causas da doença, há quem diga que poderá ser hereditário, ou seja, poderá ser passado através dos genes, no caso de existir algum familiar que sofra desta doença, haverá a possibilidade da  criança também ter herdado essa mesma doença.

No entanto existem crianças com este problema e não tenha sido detectado ainda ninguém na família.

Como diagnosticar a doença

Os primeiros a detectar algo diferente na criança são os pais, pois estes estão em contacto permanente com a criança e observam mais facilmente se já era a altura dela falar e esta não o faz, se tem um comportamento estranho (fora do habitual), se não ouve com atenção o que os outros dizem como se nada fosse com ela, estes sintomas poderão ser o principio da doença, a questão neste caso complica-se quando há outro tipo de problemas que podem provocar os mesmos sintomas como a falta de audição.

O ideal será levar a criança ao médico e este saberá efetuar todos os testes necessários para que o seu filho tenha um diagnóstico bem feito e analisado por especialistas. E lembre-se que o carinho é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança autista!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]