7 dicas para mães super ocupadas

100253
Dicas para mães super ocupadas

Ser mãe não é tarefa fácil. Conciliar as tarefas do trabalho com a rotina da maternidade é uma das maiores dificuldades de qualquer mulher. Para não se sentir sobrecarregada e conseguir gerir melhor os horários da família, alguns passos simples podem ser muito eficazes.

7 dicas para mães super ocupadas

1 – Crie horários, crie uma rotina

As crianças precisam de horários para quase tudo. Acordar, almoçar, brincar, estudar e ir para a cama são actividades que devem estar programadas para que seja uma rotina. Isto vai evitar algumas birras e discussões.

2 – Recuse uma agenda lotada

Para não enlouquecer ao gerir os horários das muitas atividades extraescolares, procure não sobrecarregar as crianças. Escolham, juntos, apenas uma ou duas atividades para cada uma delas praticar durante a semana. O excesso de aulas e compromissos complica a sua vida e a deles, além de diminuir o tempo que passam juntos.

3 – Crie uma rede colaborativa

Fale com outros pais pois todos tem os mesmo problemas e além disso ter contacto com pais de outras crianças não é apenas uma questão de saber com quem os seus filhos se dão, mas também cria uma rede de colaboração mútua. Imagine que naquele dia não pode ir buscar o seu filho, então porque não pedir à mãe do coleguinha para fazer esse favor?

4 – Tenha ao menos duas pessoas de confiança para emergências

Uma reunião marcada de última hora no trabalho ou um jantar com clientes são situações de emergência que muitas vezes surgem. Por isso, é bom ter com quem contar para ficar com as crianças quando for necessário. Pode ser um familiar, um amigo, os pais de um amiguinho deles ou mesmo uma ama que esteja à disposição além do horário regular. O importante é poder confiar as crianças a alguém em uma situação extrema.

5 – Faça um planeamento para a semana

Mantenha-se a par ds horários dos seus filhos. Reuniões na escola e apresentações, por exemplo, não acontecem com tanta frequência e, por isso, serão avisadas com antecipação. Faça uma agenda para a semana que vai começar e, assim é mais fácil não elouquecer à ultima da hora.

6 – Divida as tarefas

Divida as tarefas o máximo possível com seu marido, com a ama e mesmo com seus filhos. Peça ajuda para arrumar a casa, manter as roupas em ordem, por exemplo. Assim é mais fácil de ter um tempinho para si e sentir-se menos sobrecarregada. Alem disso é sempre importante fumentar a noção de colaboração, ajuda e trabalho em equipa.

7 – Tenha um tempinho para as suas coisas

Assegure-se de ter um tempo para as coisas que gosta de fazer. Leia, veja um filme com a família, saia para jantar com seu marido. Faça o pelo menos uma vez por semana. Este tempinho é importante para que você não se esqueça que, além de mãe, esposa e trabalhadora, também é uma mulher e precisa de se cuidar.

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]

1 comentário

  1. Olá mamães, eu gostaria muito de pedir ajuda de vocês!
    O fim da licença maternidade é muito difícil, e a dúvida será que me dedico ao trabalho, será que fico com meu bebê?
    Eu estou sofrendo muito com essa situação.
    Tudo que mais quero, o sonho da minha vida é poder conciliar um trabalho, uma carreira e estar junto do meu bebê.
    Achei muito interessante este site!
    Obrigada
    Abraços,

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here