Como cuidar de vómitos e diarreia em crianças

As crianças são muito susceptíveis aos vómitos e á diarreia, enquanto que os bebés têm mais tendência para regurgitarem o leite que consumiram do que propriamente para vomitar. Portanto, convém não confundir estes dois conceitos.

Quando o bebé regurgita o leite

Os bebés com menos de seis meses têm por hábito regurgitar leite. Os pais julgam logo que estão a vomitar, mas a verdade é que esta é uma situação perfeitamente normal. Quando falamos em vomitar, estamos a referir-nos a uma criança que expele uma grande parte daquilo que continha no estômago, sendo a porção do conteúdo a expelir muito maior do que no caso de estar somente a regurgitar.

Vómitos e diarreia nas crianças

Se constatar que o seu filho está com diarreia e a vomitar bastante, é aconselhável ter atenção a pequenos pormenores que podem indiciar se está perante uma situação rotineira, sem muita importância, ou de algo mais sério. Assim, tenha em atenção se o seu filho vomita alguma substância de aparência amarelo-esverdeada ou se vomita muitas vezes num espaço de seis horas.

Repare se ele apresenta algum sinal de desidratação ou se ao vomitar fica muito sonolento, pois se alguma destas situações referidas anteriormente se verificar é indicado chamar um médico para ver o que se passa com ele.

Como hidratar o bebé

A desidratação pode surgir muitas vezes após a criança ter estado a vomitar e com diarreia, e existem alguns indícios que permitem retirar essa leitura do seu estado: boca e lábios muito secos, urina escura, olhos encovados, estar muito tempo sem urinar, nomeadamente mais de seis horas, ou ser atacado por uma enorme sonolência não habitual.

A solução para repor as condições normais do organismo é preparar-lhe algo com glicose.

Uma bebida é o indicado, na qual vai dissolver três colheres de chá de glicose em pó, mais meia colher de sal, sendo ambas as colheres rasas, em 200 ml de água fervida. Dê-lhe um pouco desta bebida de hora a hora, utilizando o biberão, uma colher de chá ou um conta-gotas. Todavia, existem medicamentos na farmácia já preparados para esta função que são os chamados pós para hidratação oral.

Como ajudar o seu bebé a vomitar

Quando o seu filho estiver com vontade de vomitar segure-o, e coloque-o debruçado sobre uma bacia.

Após o esforço é normal que a criança esteja molhada. Limpe-lhe a cara com cuidado e dê-lhe um pouco de água.

Estas podem ser algumas das medidas a tomar, enquanto aguarda a chegada do médico. Porém, em muitos dos casos, as crianças ficam bem somente com estas medidas, mas a presença do médico é sempre importante.

Porém, os vómitos e a diarreia também podem estar a ser causados por Gastroenterites, motivadas por um envenenamento alimentar, fale com o seu médico e indique-lhe tudo o que o seu filho comeu nas últimas 24 horas.

Classificação
A sua opinião
[Total: 27 Média: 3.1]