Será que o seu bebé está a mamar o suficiente?

Muitas mães ficam inseguras sobre a qualidade e quantidade do seu leite, saiba que não existem leites fracos, nunca acredite nisto, mas esteja atenta e verifique se o seu bebé está a mamar o suficiente.

O leite no início da mamada pode ter um aspeto mais aguado, por ser mais rico em lactose e menos rico em gordura, mas ao longo da mamada o leite altera o seu aspeto, ficando mais espesso por ser mais rico em gordura. Tanto o leite do início da mamada como o leite do final da mamada são importantes para o bebé.

O bebé está a mamar o suficiente?

Sinais que nos podem dar a indicação de que o bebé está a mamar o suficiente e a receber o leite materno que necessita para o seu pleno desenvolvimento.

  • O bebé mama várias vezes ao dia (o recém-nascido deve mamar 8 a 12 vezes por dia);
  • Parece satisfeito após a mamada (embora alguns bebés possam ser pacientes após a mamada)
  • Parece saudável e atento;
  • Urina várias vezes ao dia;
  • A urina não tem um cheiro forte;
  • Durante mais ou menos as 6 primeiras semanas de vida defeca entre 2 a 5 vezes por dia (depois das 6 semanas pode haver bebés que estejam alguns dias sem defecar, isto não constitui nenhum problema desde que o bebé esteja a ser exclusivamente amamentado);
  • O bebé aumenta de peso

Aumento do peso do bebé

Durante a primeira semana de vida, apesar de o bebé mamar o suficiente, perde cerca de 10% do seu peso inicial, entre a 2ª e a 3ª semana de vida o bebé recupera totalmente o peso com que nasceu.

Tabela de aumento médio do peso do bebé

Idade do bebé                                             Aumento médio peso por semana

até ao 3º ou 4º mês de vida                         113 a 227 gramas/semana
entre o 4º e o 6º mês de vida                       85 a 142 gramas/semana
entre o 6º e o 12º mês de vida                     42 a 85 gramas/semana

A introdução do leite artificial

Não é da nossa competência recomendar a utilização de leites artificiais, ou fornecer informação sobre os mesmos, essa compete exclusivamente aos pediatras, mediante avaliação da situação.

Até à subida do leite, o colostro da mãe é suficiente e adequado para a alimentação do bebé, não necessitando este de ser suplementado com leite artificial. se a mãe estiver confiante e for bem apoiada, pode amamentar em exclusividade até aos 6 meses.

Só a partir dos 6 meses de vida do seu bebé é importante começar a introduzir outros alimentos. Enquanto a mãe amamentar, e poderá fazê-lo até o bebé atingir os 2 anos de idade, o bebé está a mamar o suficiente e não necessita de outro tipo de leite.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]