Envolva o futuro pai na gravidez e no nascimento do bebé

Saiba como envolver o futuro pai na gravidez, ele deverá ter um papel muito importante e ativo não só na gravidez, como no parto e mais importante ainda depois do nascimento na participação nos cuidados diários do bebé.

O papel do futuro pai na gravidez

É necessário que o pai seja envolvido desde os primeiros dias de vida no acompanhamento do desenvolvimento do bebé, indo a consultas pré-natais e exames da grávida, participando em aulas de grupo de preparação para o nascimento de forma a que a cada dia este se sinta mais preparado .

O futuro pai tem um papel importante também no que toca ao apoio a futura mamã pois este terá que eventualmente suportar crises de choro, enjoos, desejos, ansiedade, instabilidade emocional, e terá que ter manifestações de carinho sem que a mãe peça mas no entanto estas terão que ser recíprocas pois o futuro pai na gravidez também necessita de afecto e compreensão.

Só o simples facto do Pai chegar a casa e tocar e acariciar a barriga da mãe e falar com o bebé fará com que esta se sinta acarinhada e também com que o bebé reconheça a sua voz, durante a sua estadia na barriga e depois quando nascer.

O papel do pai durante o parto

Na altura em que a mãe estiver pronta para dar a luz deverá ser o pai a levá-la para a maternidade de modo a que esse momento seja vivido intensamente pelos dois, pois muita gente na hora de a futura mãe ir para o hospital só vai atrapalhar e deixar os futuros pais ainda mais nervosos, muitas das vezes esquecendo-se de levar as malas tanto do bebé como da mãe.

O casal deverá decidir atempadamente se desejam que o pai assista ao parto, muitas das vezes isso traz muitos conflitos quando apenas um dos envolvidos quer que o outro assista ou não ao parto.

Sendo que tudo deverá estar bem estipulado para não ser tomada uma decisão em cima da hora pois poderá provocar instabilidade e o aumento dos níveis de ansiedade tanto do pai, como da mãe.

O Pai poderá efetuar o corte do cordão umbilical, desde que tenha sido combinado com o médico que fará o parto com antecedência. Este é um momento muito importante para o pai pois estará a desligar o filho da mão para um novo mundo.

O papel do pai nos cuidados com o bebé

Se for possível é bom que o pai possa passar esta primeira noite na maternidade com a mãe e o bebé, pois será a primeira noite juntos com várias e novas experiências. Sendo bom para os três.

O primeiro banho poderá ser dado pelo pai, ou então pelos dois é uma sensação que irá recordar para sempre, ter aquele ser tão indefeso nas suas mãos e saber que ele depende de si, o deixará completamente extasiado e com vontade de o fazer todos os dias.

Mesmo que o pai tenha algum receio, não diga que ele não é capaz, pois ele só está um pouco nervoso o que é uma situação normal, dar o primeiro banho ao filho é uma grande responsabilidade para qualquer um.

Quando chegarem a casa cabe ao pai fazer com que as visitas não sejam muitas na primeira semana pois é necessário que a criança se adapte ao meio, e que tanto ela como os pais possam descansar, haverá tempo suficiente para as visitas poderem estar com o bebé.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]