A Mamografia

A mamografia é um exame radiográfico específico para a mama, utilizando equipamento e películas específicas para este efeito. Com a tecnologia actual as mamografias requerem uma menor quantidade de radiação e são mais sensíveis e informativas. Através da mamografia, poderemos muitas vezes diagnosticar cancros da mama quando estes ainda não são palpáveis, tornando-se este o melhor método para a sua detecção.

A mamografia é um método pouco doloroso, sobretudo quando realizado oito a dez dias após o período menstrual, altura em que a mama se encontra menos tensa e portanto mais facilmente compressível.
O aparelho e a técnica da mamografia também podem ser utilizados na de certo tipo de biópsias mamárias.

Se não tiver quaisquer queixas mamárias ou antecedentes familiares de cancro da mama a mulher deverá começar a realizar as mamografias de rotina aos 40 anos de idade. Se não houver qualquer alteração estas deverão ser realizadas de dois em dois anos até aos 50 anos, e a partir daí anualmente até aos 65 anos e posteriormente de 18 em 18 meses.

Se a mulher estiver grávida deverá comunicar o facto ao seu médico. Se ele achar imprescindível a realização da mamografia deverá referir o facto também ao médico imagiologista para que este lhe providencie um avental de chumbo para protecção da sua região abdominal.

Em idades jovens, porque as mamas são muito densas, a informação fornecida pela mamografia é muito escassa pelo que nestas idades deverá ser só realizada a ecografia mamária.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]