Grávida de 1 semana – o 1º mês da gestação

10886
Grávida de 1 semana - o 1º mês de gestação
Grávida de 1 semana - o 1º mês de gestação

Está grávida de 1 semana. Esta é a semana das primeiras alegrias, de contar aos amigos e familiares mas também é a semana em que surgem os primeiros medos e os primeiros sinais no corpo. A primeira semana da gestação é o início de um longo processo que termina no momento em que o bebé chega aos seus braços.

Até ao choro irrequieto de um recém-nascido e à visão do seu corpo, quase que em forma de miniatura, o feto passa por um longo processo que iremos acompanhar e descrever.

Grávida de 1 semana – 1º mês de gestação

No início da gravidez, o futuro bebé, passa de uma simples célula, desenvolvida no momento da concepção até à fase do feto.

Esta passagem decorre durante as primeiras oito semanas mas vamos analisar a fase da concepção até cerca da quarta semana de gravidez.

Como uma mulher fica grávida?

Ao 14º dia do ciclo menstrual, um óvulo maduro é libertado dos ovários, possibilitando a fertilização. As extremidades das trompas de Falópio agarram o óvulo e, este é arrastado para o seu interior. Durante 24 horas, é possível que o óvulo sobreviva.

Porém, se não for fertilizado, será expulso da vagina, no período menstrual seguinte.

Como acontece a fecundação do óvulo

Existe uma substância no esperma, que possibilita a dissolução da camada exterior do óvulo, proporcionando a sua penetração, por um dos espermatozoides. Assim que é feita, a penetração no óvulo por um dos espermatozoides, mais nenhum o poderá fazer.

O espermatozoide começa a aumentar de volume, quando perde a sua cauda e cabeça, constituindo uma única célula, após a sua fusão com o óvulo.

Quando acontece o momento do orgasmo, o homem pode ejacular para a vagina, cerca de 200 a 400 milhões de espermatozoides. Uma grande parte deles perde-se pelo caminho, mas muitos conseguem atravessar o muco segregado pelo colo do útero. Na altura da ovulação, este torna-se estreito e elástico, o que permite que os espermatozoides passem pelo útero, direcionados à trompa de Falópio.

Os espermatozoides poderão sobreviver na trompa, durante 48 horas, no caso de nenhum óvulo ter sido libertado.

Após a fusão com o óvulo é constituída uma célula única que se começa dividir de imediato, à medida que vai passando pela trompa de Falópio.

O feto após 1 semana de gravidez

O ovúlo chega à cavidade do útero, após o quarto dia de ter sido fertilizado, e nesta altura é já uma bola com cerca de 100 células e um centro oco e cheio de líquido.

Este conjunto de células é tão pequeno, que a sua visibilidade não é possível a olho nú. Será na cavidade uterina, que passará alguns dias, a flutuar.

Agora que saber como é estar grávida de 1 semana, continue a descobrir a evolução do bebé e do seu corpo semana a semana:

Use a nossa calculadora da gravidez para saber de quantas semanas é a sua gravidez e qual a data prevista para o nascimento do seu bebé.

A sua opinião
[Total: 2 Média: 5]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here