Viajar de carro com as crianças

Viajar para longe com crianças, ou andar com elas escassos km’s no seu carro, não é tarefa nada fácil. É necessário mantê-las distraídas e entretidas, senão o percurso será um caos.

As crianças não fazem por mal, mas nos primeiros anos transportam consigo o expoente máximo da inquietação. É complicado, quase impossível, dizer a uma criança para estar quieta e para estar calada. Quanto mais lhe disser para estarem sossegados, mais empolgação têm para destabilizar e para se mexerem. Por estes motivos, os pais têm que encontrar formas de distração e de entretenimento para que eles vão sossegados na viatura.

O segredo de tudo é pensar de antemão numa coisa para eles fazerem quando tiver que os levar ao colégio. Assim, leve sempre consigo aquele cd de música que eles tanto apreciam. Esta deve andar sempre no carro como uma boa forma de conseguir distraí-los, sempre que as coisas começarem a dar para o torto. Todavia, pode levar um livro recente e divertido para eles se irem distraindo no automóvel, vendo as imagens com a atenção típica das crianças. Se a criança apreciar o livro, não perturbará absolutamente nada e parecerá um anjinho.

Se não tiver nada à mão para os distrair e, caso saia de casa muito à pressa, a solução é começar a propor-lhes durante a viagem para observarem tudo o que vêm da parte de fora do carro. Pode dizer-lhes que não tem tempo para observar a rua, mas que eles podem fazê-lo por si e como tal podem-lhe ir contado o que se passa do outro lado. Acredite que isto é uma das tais coisas que os distrai bastante e que eles não lho vão negar. Ao constatar que o caminho que têm para fazer está impregnado de trânsito, então a solução é levar-lhes logo de casa o seu brinquedo preferido para eles irem brincando durante as longas filas de trânsito.

Atenção que, se optar por levar livros para eles se distraírem não leve livros com muito texto, pois isso será logo meio caminho andado para começarem a ficar mal dispostos e com probabilidades de enjoar. Escolha sempre livros com abundância de imagens, e que tenham poucas linhas, cheios de cores, bonecos e vida. Pode também estabelecer conversas no carro, perguntando-lhes coisas dos seus amigos, da professora ou educadoras. O automóvel é um excelente caminho para colocar a conversa em dia, e estabelecer uma maior proximidade com eles.

Sempre que forem de carro e, mesmo que a viagem seja curta, as crianças devem sempre colocar o cinto de segurança para evitar riscos maiores. Mesmo que as crianças estejam a brincar com os seus bonecos, nunca devem tirar o cinto de segurança seja para o que for. Na parte de trás do carro, convém andar sempre com um brinquedo, no mínimo, um livro com muitas imagens, e umas bolachinhas, caso eles venham a ter fome. Uma garrafa de água para eles matarem a sede e a música preferida, são os ingredientes fundamentais para que a viagem corra na perfeição.

Agora já não tem desculpa para dizer que as viagens de carro com os seus filhos são terríveis. Desde que tenha um pouco de imaginação e com a atitude correta, conseguirá fazer uma viagem normal e divertida com os seus pestinhas!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]