Coelhinho Snow: pão fresco e cenouras quentes

805
Coelhinho Snow

O coelhinho Snow mora com a mãe numa toca de uma árvore na floresta. Ele gosta muito de fazer as compras da casa.

Um dia, a mãe de Snow pediu-lhe:
– Meu filho, preciso de pão e de cenouras.

Mas, por favor, veja se me consegue pão quente e cenouras bem fresquinhas! Aqui está o dinheiro e a sacola. E não se esqueça: quero pão quente e cenouras frescas!

O coelhinho Snow saiu muito feliz e a cantarolar para fazer o que a mãe lhe tinha pedido. E assim foi pelo caminho quando, de repente, parou. Parou de andar, parou de cantar e ficou a coçar a cabeça, com aquele jeito de quem está a pensar… pensar…

Nisto, ele viu a aparecer, na curva do caminho, o sr. Cocas, um tatu muito respeitado e muito querido pelos moradores da floresta.

Snow correu ao seu encontro.
– Ai, sr. Cocas, que bom encontrá-lo! Estou a precisar de ajuda.
– Hum… em que posso ajudar-te, Snow?
– Sabe o que é, sr. Cocas? A minha mãe pediu-me para ir comprar pão quente e cenouras frescas.

Ela disse duas vezes: quero pão quente e cenouras frescas. E agora, não sei se vou primeiro à padaria que fica aqui perto ou vou ao mercado que fica lá longe. O que o senhor me aconselha?
– Essa não entendi, Snow. Repete lá de novo! — disse o tatu, tirando os óculos.

O coelhinho repetiu tudo, meio espantado por ver uma cara feia no sr. Cocas.
– E tens a coragem de repetir, coelhinho malandro? — disse o tatu. — Estás a brincar comigo?
– Mas sr. Cocas, não estou a brincar! Não sei mesmo onde ir primeiro!
– Escuta lá, seu malandreco! Se a tua mãe te mandou ir à padaria e ao mercado, tanto faz ir primeiro aqui perto ou ir lá longe. O importante é levares para casa o que ela te pediu, entendes-te?

E chega de conversa! Já vou indo — disse o tatu muito zangado, pondo os óculos.
– Espere, sr. Cocas, espere! A minha dúvida é que por causa do pão quente e das cenouras frescas!
– Ora, e você não sabe pedir pão quente? É só pegar nele e ver se está quente.

Faça o mesmo com as cenouras para ver se estão frescas. Um coelho como tu não sabe o que é estar quente e o que é estar frio? Ora essa!
– Sei sim, sr. Cocas! Sei isso muito bem. O que eu não sei é como fazer para que o pão quente não aqueça as cenouras frescas e as cenouras frescas não arrefeçam o pão quente. O senhor não acha que,
misturando os dois nesta sacola, o pão quente pode aquecer as cenouras frescas e as cenouras frescas podem arrefecer o pão quente?

O sr. Cocas ficou pasmado, de olhos muito abertos, e demorou algum tempo para abrir a boca e falar.
– Você tem razão, meu caro coelhinho Snow! Como não pensei nisso antes?! O teu caso merece muita atenção. Se o pão ficar frio e as cenouras ficarem quentes a tua mãe não vai ficar feliz.

Foi então a vez de sr. Cocas coçar a cabeça, pensando… pensando… E o coelhinho, muito atento, de olhos fixos no tatu, esperou…
Qual seria a solução que o sr. Cocas iria encontrar para evitar que arrefecesse o pão quente e aquecessem as cenouras frescas?

O tatu tirou os óculos e pôs-se a andar de um lado para o outro, muito sério. E a demora estava a deixar o Snow meio preocupado. Até que o tatu parou de andar, colocou de novo os óculos, e disse:
– Bem, Snow, acho que encontrei a solução. Vejamos…

A padaria fica aqui pertinho da tua casa, não é isso? E o mercado, fica mais longe. Onde é que deves ir primeiro? O Snow não respondeu, pois era isso mesmo o que ele queria saber. Mas o tatu prosseguiu:
– Primeiro, deves ir ao mercado! Compra lá as cenouras e vem lá com elas, fresquinhas, na sacola, então, no regresso paras na padaria e compras o pão quente e vais entregar as compras á tua mãe.

A tua casa não fica muito longe, logo, não vai dar tempo para o pão aquecer as cenouras frescas, nem de as cenouras arrefecerem o pão quente!
– Isso mesmo, sr. Cocas! Que bom conversar consigo! Agora, já sei onde devo ir primeiro. Muito obrigado.

Então o Snow lá partiu em direção ao mercado, muito contente. Comprou as cenouras, e depois passou na padaria, onde comprou o pão. No regresso, no meio da sua corrida, encontrou de novo o tatu.
– E então, Snow? Está tudo bem?
– Agora não posso parar, sr Cocas! Senão o pão pode aquecer as cenouras frescas e as cenouras podem arrefecer o pão quente!

O sr. Cocas compreendeu muito bem a pressa do coelhinho e balançou a cabeça sorrindo. Snow continuou o seu caminho, apressado e muito feliz porque levava na sacola tudo conforme a mãe tinha pedido.

E o Snow adorava ver a mãe contente com ele!

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here