Dúvidas dos pais após o nascimento do bebé

Todas as mães têm várias dúvidas que gostariam de esclarecer com o pediatra assim que o seu bebé nasce, o medo e o nervosismo de errar logo nos primeiros dias são muitos. Veja algumas das principais respostas às suas primeiras dúvidas.

Terei de esperar que caia o cordão umbilical para dar banho ao bebé?

Alguns especialistas aconselham a esperar pois a água poderá aumentar o risco do cordão infectar, já outros dizem que poderá dar banho á vontade ao seu bebé desde o primeiro dia desde de que limpe e seque bem a área que envolve o cordão.

Devo dar banho ao bebé diariamente?

Pode dar banho ao seu filho todos os dias, mesmo que não seja necessário pois o banho não tem apenas a função de limpar, mas também de relaxar o seu bebé, pois um bom banho antes de dormir fará com que este tenha uma noite descansada. Se não der banho durante dois dias não se preocupe os bebés não suam, nem cheiram mal não há motivo nenhum para se preocupar caso isso aconteça.

Devo cortar as unhas ao bebé?

Sim deve corta-las de forma a que estas não possam arranhar o próprio bebé, visto que há crianças que já nascem com as unhas muito desenvolvidas. corte-as com uma tesoura pequena, se não conseguir peça ajuda a alguém familiar, não esquecendo que esta deverá estar completamente desinfetada antes de a utilizar, pois vai estar em contacto com a pele do bebé.

Evite roer as unhas do bebé não lhe fará bem a si e poderão ficar pontas afiadas que magoem o seu filho.

Como sei se o meu bebé se alimenta convenientemente se lhe dou a maminha?

Todos os bebés quando têm fome choram é como se fosse um alarme biologico e uma forma destes falaram com a mãe de que está na hora de comer.

Se o seu filho não ficar completamente satisfeito este irá manifestar-se através do choro, caso contrário irá dormir que nem um anjinho.

Mas se achar que mesmo assim ele não se alimenta bem quando visitar o pediatra coloque-lhe essa questão, este pesará o bebé e verá como está a decorrer a sua evoulução sugerindo-lhe caso necessário um suplemento.

Como devo deitar o bebé para evitar que asfixie?

Deve deitá-lo de barriga para cima, num colchão estável e direito, para que este não se “afunde” no colchão fazendo com que fique submerso, não coloque lençois ou fraldas durante a noite por cima da face do seu bebé para que este não sufoque .

Como posso limpar-lhe as crostas da cabeça?

A crosta láctea pode retirar-se facilmente se, uma hora antes do banho, passar na cabeça do bebé uma gaze ou algodão com óleo de bebé. Depois, deixe amolecer as crostas e lave a cabeça com champô, escovando a cabeça com um escovinha de bebé de pelos finos, habituais para pentear.

Devo colocar creme no rabinho, cada vez que lhe mudo a fralda?

Poderá faze-lo sempre mas esse ato deverá ser efetuado sempre que o bebé faz cocó ou acaba de tomar banho para que a pele não fique irritada nem seca ao ponto de gretar. quando o bebé fizer apenas xixi basta limpar com uma toalhita para retirar todo o odor e manter a pele do bebé fresquinha.

Como posso reconhecer se o bebé tem dermatite da fralda?

A dermatite da fralda, reconhece-se por se apresentar como uma irritação avermelhada localizada no rabinho, nos genitais e nas virilhas. Se o bebé tiver muita comichão na zona da fralda é um sinal de que poderá estar a formar uma dermatite.

Posso fazer o biberão com água da torneira?

A água que utiliza em casa da torneira hoje em dia já tem um Ph que permite que o seu bebé possa bebe-la sem ser necessário ferver, mas é aconselhável que quando estes ainda são recém nascidos que a ferva de modo a “matar os possíveis bichinhos” que possam existir na água.

Caso se sinta á vontade poderá também comprar água engarrafada (1,5 Lt) mas é aconselhável que vá variando a marca.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as primeiras dúvidas que possam surgir, assim que os pais fiquem entregues á sua grande missão de cuidar do seu primeiro filho. Boa sorte!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 4]