Jogos de espelhos

Ele ri, brinca, toca, primeiro hesitante e depois com confiança e descobre o seu corpo através daquela imagem que segue tudo o que ele faz.

Face a um espelho, a criança descobre aos poucos não só o que a rodeia, como também o seu próprio corpo, o que representa um passo decisivo na construção da imagem que tem de si mesma. Uma descoberta que acontece em diferentes fases.

O espelho é um dos objectos mais significativos para o Homem. Tem uma atracção irresistível, porque é nele que nos vemos reflectidos, é através dele que descobrimos aquilo que somos aos olhos dos que nos rodeiam.

Este fascínio e a ideia da sua magia tem sido aumentado por contos de fadas, como Branca de Neve, onde o espelho respondia a questões. Para a criança, um espelho é uma forma de brincadeira, mas é também o reconhecimento do seu corpo e de si.

Aos três meses de idade, a curiosidade em relação ao espelho é igual à que o faz olhar para tudo o que o rodeia, apenas com o interesse acrescentado de verem uma cara humana que ri ou chora para eles. Coloque um pequeno espelho (inquebrável e bem seguro) sobre o berço e veja as reacções dele.

Por volta dos seis meses já reconhece que é a mãe que surge no espelho, mas não compreende que é apenas uma imagem. Entre os oito e os dez meses, o bebé tem uma maior mobilidade e quando fica frente a um espelho tenta comunicar com a imagem que ali surge. Ao tocar a superfície fria, alguns tentam descobrir o que está por detrás do espelho, outros continuam a tentar comunicar e alguns, pura e simplesmente não conseguem continuar a encarar aquele outro “eu”.

A realidade de ser uma imagem de si mesmo, apenas é alcançada aos 18 meses, quando descobre que é o seu corpo que está reflectido e não se cansa de fazer caretas e mímicas em todas as superfícies que encontra.

É a primeira vez que tem uma ideia do seu corpo completo. Já conhecia os braços, as pernas, o tronco, raramente o rosto, mas ainda não tinha descoberto o todo. Ao mesmo tempo, fica a saber que pode modificar a sua aparência, através de caretas, esgares, etc. e mesmo imaginando personagens diferentes.

E como todas as descobertas são divertidas, prepara-se para muitas sessões de brincadeira frente ao espelho.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]