Crie oportunidades para o seu filho ter um estilo de vida ativo

Criar oportunidades para o seu filho estar fisicamente ativo é fundamental. As crianças devem ser encorajadas a gatinhar, jogar com bolas e brinquedos, balançar, andar, subir e brincar com pares.

Quer esteja envolvido num programa estruturado, quer dedique algum tempo diariamente para brincar e movimentar-se com o seu filho, a atividade é um dever para as crianças, no sentido de as ajudar a estabelecer e a manter um estilo de vida saudável e ativo.

Como promove atividade diária para o seu filho desde o nascimento?

Durante os primeiros meses de vida (0-15 meses) apoie o desenvolvimento motor do seu filho dando-lhe oportunidades para alcançar e agarrar o seu brinquedo favorito, bem como criando oportunidade para que role, gatinhe e se sente.

Quando a criança já é um andante confiante (12-36 meses) ela precisa de oportunidades para aumentar a exploração. Permita-lhe que suba as escadas, o sofá, dance ao ritmo da música e corra.

Exponha a criança a ambientes que possuam estruturas para subir que sejam adequadas à sua idade.

Na idade pré-escolar (3-5 anos) as crianças necessitam de continuar a realizar atividades que impliquem o movimento, mas agora com desafios acrescidos.

Dê à criança oportunidades para praticar uma variedade de competências tais como chutar, atirar, apanhar e saltar.

Envolva a criança em jogos que fortaleçam a imaginação que começa a florescer. Nesta altura a criança poderá começar a interessar-se por alguns desportos em particular. Encorage este interesse!

Proporcionar um estilo de vida ativo para o seu filho promove hábitos saudáveis e está relacionado positivamente com o desenvolvimento do cérebro.

A atividade física das crianças é uma componente importante do desenvolvimento inicial do cérebro e da aprendizagem. A vivência precoce de experiências de movimento positivos aumenta a possibilidade das crianças atingirem totalmente o seu potencial de desenvolvimento ao longo da vida.

Enquanto pai ou responsável, você é um modelo para o estilo de vida ativo do seu filho.

Comece por, na infância, encorajar movimentos e continue, nos anos seguintes, até à idade pré-escolar transmitindo entusiasmo e oportunidades que apoiem um estilo de vida saudável. Se a criança o observar a ser ativo, ela também quererá ser ativa.

Portanto, faça da atividade física uma importante parte da vossa rotina diária. E da sua família também! Os ganhos em termos de saúde e de benefícios do desenvolvimento de um estilo de vida ativo durarão toda a vida

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]