A importância dos animais de estimação para a criança

Há uma altura em que maior parte das crianças querem ter animais de estimação. Na verdade, à primeira pode não parecer boa ideia, mas acredite, estes amiguinhos especiais são muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

Claro que ter um animal em casa dá algum trabalho mas compensa. É muito importante alimentá-los corretamente, ter alguns cuidados de higiene, levá-los ao veterinário, ir passear, entre outras coisas. E quando as crianças são pequenas, quem tem que assumir estas responsabilidades são os mais velhos.

Mas deixando para lá os contras, falemos dos prós de ter um animal. A relação desenvolvida por uma criança e um animal é muito importante para o seu desenvolvimento a nível emocional e social.

Os animais de estimação e o desenvolvimento da criança

A maior parte dos animais correspondem ao amor que os pequenos donos lhes demonstram. Para além disso podem servir de confidentes e vários estudos indicam que as crianças que “falam” com os animais são menos tímidas e ansiosas.

Cuidar de um animal também ensina às crianças valores como a responsabilidade. Se o peixe não for alimentado e a água mudada, morre. Se o cão não for levado à rua, vai fazer as necessidades em casa e alguém vai ter de limpar.

Ter um animal em casa demonstra que todas as ações têm consequências e que é importante evitá-las. Para além disso, sabemos que os animais também se portam mal. Levar a criança a pensar no que fazer em certas situações, faz com que a sua capacidade de solucionar problemas seja maior.

Ao contrário do que se pensa, a existência de animais em casa pode ajudar a combater o aparecimento de alergias. Alguns estudos indicam que os bebés que se relacionam com animais até aos 12 meses têm menos risco de doenças alérgicas. Ao serem expostos a pelos e outros possíveis materiais alergénicos transmitidos pelos animais, os bebés desenvolvem respostas imunitárias que os protegem não só desses produtos como de muitos outros que se encontram no exterior.

Por último, uma grande vantagem de ter um animal, e sem duvida a melhor vantagem, é que a diversão está garantida. Os cães por exemplo são ótimos companheiros para brincadeiras e exercício, os gatos têm atitudes que os tornam interessantes e até os movimentos dos peixes no aquário trazem animação visual.

Vale ou não vale a pena fazer a vontade às crianças e ter um animal de estimação?

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 3]