Conheça o significado dos símbolos da Páscoa

Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Vamos agora conhecer os símbolos da Páscoa.

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (“passagem”), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu. Ainda hoje a família judaica se reúne para o “Seder”, um jantar especial que é feito em família e dura oito dias.

Os símbolos da Páscoa

Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos. De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Ovo de Páscoa

De todos os símbolos da Páscoa, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças. Simboliza o nascimento  e a vida. Na Antiguidade, os povos costumavam presentear os amigos com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos cozidos e pintados foram substituídos, nos nossos dias, por ovos de chocolate que fazem as delícias das crianças.

Coelho da Páscoa

Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida.

Cordeiro

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. É o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus.

Sino

Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações. O sino é também um símbolo da páscoa, pois no Domingo de páscoa, tocam de uma forma festiva anunciando a ressurreição de Jesus Cristo.

Círio Pascal

As velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na Vigília Pascal, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e utilizam-no para reacender todas as velas da igreja.

Colomba ou Pomba Pascal

O bolo em forma de pomba significa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Jesus Cristo ressuscita.

Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado. A pomba é também símbolo da paz.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]