Dia Mundial da Criança, celebrado a 1 de Junho

1 de Junho, dia mundial da criança – data em que se promove a reflexão sobre os direitos das Crianças, nomeadamente usufruir de um futuro digno e risonho, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social.

Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança foi comemorado pela primeira vez em 1950, na sequência de uma proposta apresentada pela Federação Democrática Internacional das Mulheres à Organização das Nações Unidas (ONU). 4E pretendia chamar a atenção para a situação que se vivia após a 2ª Grande Guerra Mundial: crianças de todo o Mundo enfrentavam grandes dificuldades, a alimentação era deficiente, os cuidados médicos eram escassos.

E os pais, como não tinham dinheiro e viviam com muitas dificuldades, retiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar de sol a sol. Mais de metade das crianças Europeias não sabia ler nem escrever.

Com a criação deste Dia, foi reconhecido o direito ao afecto, amor e compreensão, a uma alimentação adequada, a cuidados médicos, a uma educação gratuita, à protecção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.

“Em todos os países do mundo há crianças que vivem em condições particularmente difíceis e a quem importa assegurar uma atenção especial, tendo devidamente em conta a importância das tradições e valores culturais de cada povo para a proteção e o desenvolvimento harmonioso da criança e a importância da cooperação internacional para a melhoria das condições de vida das crianças em todos os países, em particular nos países em desenvolvimento”.

As palavras foram proferidas pela ONU e anteviam a adopção da Declaração dos Direitos da Criança, a 20 de Novembro de 1959.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]