Calendário
« < Julho
2014
> »
D S Q Q Q S D
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Aniversários


Nascidos a
2008-07-24

Bárbara

(6 Anos)

Júlia Oliveira

(8 Anos)


Nascidos a
2011-07-25



(3 Anos)

Envie um postal de parab�ns!
Brinquedos e Jogos
Brinquedos e brincadeiras
É inevitável, cada vez que nasce uma criança, a primeira coisa que todos pensam em oferecer-lhe são brinquedos.
Se bem que a criança pequena (e até as maiores) se possam entreter com qualquer objecto e dele tirarem muito prazer nas brincadeiras, os parentes, amigos e os próprios pais não resistem quando encontram um brinquedo colorido e logo o resgatam para a nova criança.

Mas por vezes a escolha é difícil porque o que era divertido no tempo de infância dos pais e amigos, passou de moda agora, estando as crianças cada vez mais exigentes em relação a tudo o que implique brincadeiras, muito por influência da televisão.

Dos 0 ao primeiro ano de vida o bebé está numa etapa em que é muito importante desenvolver todos os sentidos e por isso deve escolher brinquedos que facilitem o desenvolvimento da visão, da apreensão, do tacto e da audição.


A velha rosca sonora é uma novidade para o bebé e estimula a coordenação entre os membros. Neste período, são estabelecidas as primeiras associações e relações de causa-efeito, por isso são tão importantes os brinquedos que as possam estimular.


Durante os primeiros meses, pendura no berço objectos leves e coloridos que se mexam a qualquer movimento da criança, permitindo-lhe seguir com o olhar as ondulações do brinquedo.


Numa fase em que o bebé já mexe em tudo o que lhe colocam nas mãozinhas, são aconselháveis os brinquedos inquebrantáveis, feitos em material como a borracha, a madeira, plástico, pano ou peluche.

Jogos de cubos, de encaixar, empilhar ou outros são os ideais. No banho, a criança também gosta de estar distraída e por isso alguns bonecos impermeáveis ou insufláveis vão fazer as delícias do bebé.


Com o surgimento dos primeiros dentes, o bebé vai necessitar de argolas onde possa morder e quando começar a gatinhar, pode descobrir muitas surpresas nos tapetes de actividades, recomendados a partir dos três meses de idade.


Do primeiro ano aos três primeiros anos, a criança começa a descobrir-se a si mesma e a imitar os adultos nas diferentes situações em que os vê como cozinhar, atender o telefone, conduzir, etc. Na procura da sua autonomia, quererá fazer o mesmo, por isso pode oferecer-lhe brinquedos que imitem a realidade, como jogos de ferramentas, conjuntos de jantarinhos, conjuntos médicos, etc.


É também a altura em que a criança começa a caminhar e a empurrar objectos, por isso irá apreciar os brinquedos que rolem e sobre os quais se possa apoiar, como carrinhos ou triciclos. Um cavalo de baloiço será a entrada para um mundo de aventuras.


Bolas, jogos de encaixe e de empilhar e os bonecos ainda podem continuar a fazer parte da lista de compras, bem como os telefones de plástico com botões e jogos de actividades.


Na hora do banho ele vai apreciar bombas de água, rodas, entre outros e também jogos de construção que podem servir tanto para o banho como para as horas de brincadeira.


E agora vem a idade mais complicada, em que tudo aquilo que vêem lhes agrada, dominando a imaginação e a fantasia. Querem imitar os adultos mas já não apenas nas tarefas diárias de casa. Agora são médicos, comerciantes, secretárias, etc. Por outro lado, gostam de imitar os super-heróis que vêem na televisão e de possuir os brinquedos com a sua marca. Na hora da ternura, ainda preferem os bonecos de pano ou de peluche.


Aqui ficaram portanto, algumas dicas para as próximas compras, porque nisto de brinquedos, não é para brincar.





 



  • Digg!
  • Reddit!
  • Del.icio.us!
  • Facebook!
  • Slashdot!
  • Netscape!
  • Technorati!
  • StumbleUpon!
  • Newsvine!
  • Furl!
  • Yahoo!
  • Ma.gnolia!
  • Free social bookmarking plugins and extensions for Joomla! websites!
(10 votos)  
  Sem comentários.
Comente este tema no forum. (0 posts)
Foruns
Já pode participar nos foruns do ABCDOBEBE.

Partilhe as suas opiniões e experiências com toda a comunidade e comente os artigos.

Ainda não está registado? Registe-se ou faça login e participe.

Contamos com a sua opinião.

Precisa de ajuda? Clique aqui

Gravidez - Bebés - Crianças - Familia - Diversos

O ABCDOBEBE é um projecto desenvolvido e gerido pela MULTIBASE © Copyright 2000-2011.