Como introduzir os sumos de fruta na alimentação do bebé

3801
Como introduzir os sumos de fruta na alimentação do bebé
Como introduzir os sumos de fruta na alimentação do bebé

O bebé atingiu os cinco meses de idade. É altura de começar a variar a dieta, sempre de forma gradual, com a introdução de sumos de fruta na alimentação,  porque até agora, ele apenas conhece o leite materno.

Introdução da primeira fruta na dieta do bebé

A introdução de sumos de frutos na alimentação deve ser feita com cuidado, porque muitos bebés respondem de forma alérgica a alguns componentes da fruta. É normal que o organismo do bebé reaja a esta nova introdução de alimentos com uma leve diarreia.

Os sumos não substituem a mamada, mas apenas o levam a descobrir novos sabores. Por essa razão devem ser dados no intervalo das refeições.

As melhores frutas para sumos são as ricas em vitamina C, que absorve melhor o ferro dos outros alimentos. Nunca faça o sumo para todo o dia, mas antes em pequenas quantidades porque com a passagem das horas, este perde a sua carga vitamínica, e oxida a vitamina C, além de que o sumo da laranja (o mais utilizado) fica amargo com o passar do tempo.

É agora a vez do bebé aceitar ou rejeitar o sumo, mas vá sempre tentando noutro dia, mesmo que hoje ele não o tenha apreciado muito. Dedique cada dia a uma fruta diferente e não misture os sabores.

Introdução de sumos com frutas e legumes

Esta fase de misturas apenas deve ser feita depois de o bebé já reconhecer os diferentes paladares. Mas não se limite à fruta e avance também para os legumes, como cenoura, tomate e beterraba. Se a criança gostar, pode depois misturá-las com sumos de frutas.

Cuidados na preparação dos sumos

Tenha especial atenção à preparação dos sumos, lavando cada peça em água corrente, seque e descasque, no caso de não ir colocar numa máquina de sumo, porque aí até é conveniente deixar a casca de alguns frutos. Todos os utensílios devem ser limpos e esterilizados, procedimento que deve seguir até a criança completar um ano de idade.

Como o bebé deve beber o sumo

No caso do bebé rejeitar o biberão com sumo, especialmente se está apenas habituado ao peito, experimente dar-lhe o sumo com uma colherzinha pequena ou com um conta-gotas no canto da boca, de forma a habituá-la ao sabor.

A temperatura do sumo

A temperatura é importante, uma vez que a criança está habituada ao leite morno, pelo que lhe deve dar apenas sumos à temperatura ambiente. O açúcar também deve ficar de fora, porque a fruta já possui sacarose, adoçante natural.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]