Este é o 2º trimestre de gravidez, um dos períodos mais belos da vida de uma grávida. Nesta altura, já com a formação dos órgãos vitais concluída. inicia-se o desenvolvimento do sentido do tacto e da visão do seu bebé.
2º trimestre de gravidez
4º mês da gestação
Na 14ª semana, os rins começam a funcionar e a urina é devolvida ao líquido amniótico. Os músculos respondem aos sinais emitidos pelo cérebro e ele já pode encolher os braços e mexer os pulsos.
Começam a desenhar-se as sobrancelhas, ao mesmo tempo que pode surgir algum cabelo. No caso de vir a ter cabelo escuro, é nesta semana que as células dos folículos capilares começam a produzir pigmentos escuros.
À 16ª semana pesa 135 gramas e mede 16 cm. Uma penugem fina cresce por todo o corpo e os ossos tornam-se mais duros. Os primeiros movimentos de respiração com o peito começam a ser ensaiados, apesar de não serem ainda utilizados os pulmões.
A partir da 17ª semana de gestação já se apercebe dos sons vindos do exterior, podendo os ruídos mais fortes sobressalta-lo. É altura de lhe proporcionar o prazer de ouvir a sua voz e boa música. Os dedos já apresentam as diferentes impressões digitais.
5º mês da gestação – o bebé tem 21 semanas e 5 dias
Se é o seu primeiro filho, na 18ª semana da gestação vai começar a sentir os movimentos dele como um pequeno peixe a nadar. Na próxima gravidez é natural que sinta estes movimentos mais cedo. Ele aproveita o tempo para testar os reflexos, com pequenos pontapés e movimentos de agarrar. Se gostar, este é o momento de começar a chuchar no dedo. Mede agora 20 cm.
Definem-se as raízes dos dentes definitivos. É nesta altura que os movimentos fetais já são perceptíveis pela mãe.
E na 20ª semana o bebé já está com 25 cm e pesa 340 gramas. Nesta altura uma camada protetora chamada vernix cobre-lhe a pele. Esta substância impermeável desaparece pouco antes do parto ou logo a seguir. Agora já o pai começa a sentir o bebé a mexer na barriga da mãe.
Durante esta semana inicia-se uma rotina de movimentos com momentos mais ativos e outros mais calmos. É durante esta semana que os ossos desenvolvem a sua capacidade de produzir glóbulos vermelhos.
6º mês da gestação
Esta semana destaca-se por uma grande actividade do bebé dentro do útero da mãe, como tem imenso espaço e o seu tamanho ainda é pequeno consegue mexer-se com muita facilidade.
Na 23ª semana já se percebem os movimentos dos olhos por debaixo das pálpebras quando dorme. Torna-se cada vez mais sensível ao som.
A partir da 24ª semana já se pode mexer com maior autonomia, ouvir, sentir e saborear. Pesa 570 gramas e mede 33 cm. Todos os órgãos estão já numa fase avançada de amadurecimento embora os pulmões ainda não tenham autonomia. As glândulas sudoríparas começam a formar-se. Ainda não começou a armazenar gorduras por isso está muito magro.
Com 25 semanas o bebé começa a engordar, aumentando também o tamanho e os ossos continuam a endurecer.
Embora as pálpebras ainda estejam fechadas, começa já a transparecer o azulado da íris e a pele translúcida começa a engrossar.
E com o corpo praticamente formado, após o 6º mês da gestação, termina o 2º trimestre de gravidez. A partir de agora começam a contar-se os minutos para o grande momento do parto.
Acompanhe a evolução da gravidez trimestre a trimestre:
- 1º trimestre da gestação – da 1ª à 13ª semana de gravidez
- 2º trimestre da gestação – da 14ª à 26ª semana de gravidez
- 3º trimestre da gestação – da 27ª à 40ª semana de gravidez
Como se desenvolve o bebé durante os 9 meses de gravidez:
- 1º mês de gravidez – o bebé completou 4 semanas da sua evolução
- 2º mês de gravidez – o bebé completou 8 semanas e 4 dias da sua evolução
- 3º mês de gravidez – o bebé completou 13 semanas da sua evolução
- 4º mês de gravidez – o bebé completou 17 semanas e 2 dias da sua evolução
- 5º mês de gravidez – o bebé completou 21 semanas e 5 dias da sua evolução
- 6º mês de gravidez – o bebé completou 26 semanas da sua evolução
- 7º mês de gravidez – o bebé completou 30 semanas e 2 dias da sua evolução
- 8º mês de gravidez – o bebé completou 34 semanas e 5 dias da sua evolução
- 9º mês de gravidez – o bebé completou 39 semanas da sua evolução
Note que cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero, as fases de desenvolvimento apresentadas são indicativas, pelo que o que descrevemos poderá ocorrer em fases posteriores ou anteriores ao indicado.