Inicio Familia Primeiros Socorros Lesões na cabeça do bebé provocadas por uma queda

Lesões na cabeça do bebé provocadas por uma queda

Lesões na cabeça do bebé provocadas por uma queda

Uma queda de cabeça é um acidente frequente nas crianças, em especial nas que começam a rebolar-se, acabando mesmo por cair da cama e provocarem pequenas lesões na cabeça do bebé.

Lesões na cabeça do bebé

Lesões na cabeça provocadas por quedas ligeiras

Mesmo sem lesões visíveis as quedas são sempre muito perigosas. Apesar do aparato da queda, raramente esta é grave ao ponto de provocar ferimentos ou concussões, um distúrbio temporário da função cerebral muitas vezes de curta duração, que não é visível, mas pode ser perigoso. Mais aparatosos mas menos graves são os golpes na testa ou no couro cabeludo que têm tendência para sangrar abundantemente.

Se depois de uma queda de cabeça a criança deixa de chorar ao fim de quinze minutos, recuperando a cor normal e não vomita, há poucas probabilidade de que o cérebro tenha sido atingido. O vómito pode surgir se a criança caiu depois de comer e o susto foi grande, sem que isso signifique danos.

Lesões na cabeça provocadas por quedas graves

Vómitos, falta de apetite e cor pálida podem ser sintomas de quedas graves. Numa queda mais grave é normal que a criança vomite, perca o apetite, fique pálida durante algumas horas, sinta dores e tenha tendência para adormecer embora acorde ao mínimo ruído. Se a criança tiver um ou outro destes sintomas, deve chamar o médico ou seguir para o hospital, onde possivelmente lhe será feita uma radiografia ao crânio.

Neste caso, a criança deve ficar o mais quieta possível e o médico deve ser avisado imediatamente se algum novo sintoma se fizer sentir. É aconselhável acordar a criança algumas vezes durante a noite que se segue à queda para verificar se não está inconsciente, mantendo a vigilância por 24 horas.

Quando a criança ficar inconsciente após a queda ou mais tarde, deve ser vista por um médico, sendo o mesmo aconselhado quando a criança não fica inconsciente mas continua a queixar-se de dores de cabeça, perturbações da vista ou quando vomita pouco depois do acidente.

Concussão, as lesões na cabeça mais graves

A forma mais grave de lesão é a concussão, provocada quando a pancada leva o cérebro a bater contra o crânio ósseo e que pode causar rompimento das fibras nervosas e estiramento ou ruptura de vasos sanguíneos.

A perda da consciência não é sintoma necessário da concussão. Verifique se a criança que bateu a cabeça apresenta olhar vago, fala pastosa, confusão, amnésia, dificuldades de coordenação, náuseas, respiração ofegante quando normalmente não o faz ou apresenta um corrimento ensanguentado do nariz ou ouvidos e aversão à luz intensa. No caso de suspeitar de concussão, leve o seu filho imediatamente ao médico.

Depois de uma pancada na cabeça encoste à pisadura um pano embebido em água muito fria ou embrulhado com gelo, para evitar o inchaço. Deve examinar constantemente a pele e retire o pano se verificar que se está a formar uma mancha vermelha com um centro esbranquiçado e brilhante. Se o ferimento estiver a sangrar aplique um pano limpo sobre a ferida e pressione durante alguns minutos.

Depois de uma queda forte a criança pode apresentar um corrimento fluido claro e ensanguentado proveniente do nariz ou dos ouvidos. Coloque a criança com o rosto deitado sobre um pano, com um braço erguido e outro ao longo do corpo. Deixe correr à vontade e não o tente estancar.

Na primeira vez que a criança cai é natural que o progenitor que se encontrava por perto sofra de complexos de culpa por algum tempo, pelo facto de ter permitido que tal acontece-se. No entanto, uma criança permanentemente vigiada, que nunca sofre acidentes, está apenas a ser super-protegida, o que a levará a ficar demasiado dependente da família, destruindo a sua personalidade.

A sua opinião
[Total: 21 Média: 3]

5 Comentários

  1. Olá,
    Meu filho Miguel caiu da escada já tem dois dias, porém hoje ele apareceu de repente com um galo na cabeça, o galo se formou perto da moleira dele, ele tem apenas 7 meses eu estou muito preocupada e não sei o que fazer .?

  2. Ola.. meu bebe de 1 mês, estava dormindo ao lado quando sem querer meu cotovelo bateu na moleira e eu acordei porque senti uma coisa moli.. eu quase enlouqueci!!
    No momento da pancada ele dormia e como se nada tivesse acontecido continuou a dormir, aparentemente ele está bem.. meu medo é se ele pode ficar com algum problema amanhã ou depois. Me ajudem!!!

  3. meu bebe ta com machucado na cabeca so q ela nao caiu nem levou tombo ela so tem dois meses

  4. Olá boa tarde o meu filho tem 3 anos e na brincadeira com a irmã deu com a cabeça na cama e isso foi a dois dias e ainda hoje el tem o galo na testa mas hoje tava vermelho será que e melhor levá-lo o médico ?

  5. Olá meu bb de 1 aninho caiu do sofá e bateu a cabeça no chão, levei no médico ele foi examinado , o médico disse que a lesão sofrida não foi grave pelo fato do meu bb estar brincando normalmente e sem nenhuma alteração, mas na cabeça dele tem uma amolecida da lesão e isso já se tem 6 dias

Comments are closed.

Exit mobile version