Reciclar nas actividades de expressão plástica

777
Reciclar nas actividades de expressão plástica
Reciclar nas actividades de expressão plástica

“Interessa mais o que se faz com o que se possui do que possuir muito e não fazer nada” A propósito deste pensamento de autor desconhecido é bom lembrar que a utilização de materiais de desperdício e reutilizá-los representa uma possibilidade de atividades no domínio da expressão plástica.

Materiais para a Expressão Plástica

De entre estes materiais podem destacar-se vários tipos de papel, tecidos, caixas, madeiras, embalagens, linhas, lãs e cordel, plásticos, tampas…

A exploração destes materiais associa a expressão plástica à matemática na medida em que eles ocupam um determinado espaço, têm dimensão, forma e volume.

No Jardim de Infância as atividades de expressão plástica são situações educativas muito importantes. As crianças utilizam materiais e instrumentos apropriados e envolvem-se numa viagem de descobertas: aprendem a explorar, aprendem a controlar os seus movimentos e a construir/criar.

O papel do educador

O educador, deve ter sempre uma quantidade diversificada de materiais tanto em forma, como em cor e tipo de material guardado na sala de modo a permitir á criança uma grande opção de escolha.

Ao educador cabe o papel de valorizar e estimular estas descobertas por forma a aumentar na criança o desejo de continuar, de se aperfeiçoar, de fazer sempre melhor. Cabe também o papel de apoiar e ajudar, sempre que necessário.

Quando surgem dificuldades a criança recorre ao adulto que está presente e este tem a responsabilidade de ajudar, tendo sempre presentes as capacidades e as caracteristicas de cada criança.

È igualmente importante que o produto final seja valorizado e mostrado à comunidade escolar: outras crianças e famílias ou utilizado numa atividade de expressão dramática.

Os trabalhos resultantes da expressão plástica podem ser expostos na escola e aproveitar para desenvolver o sentido estético do espaço em que as crianças desenvolvem a sua atividade. Sempre numa atitude positiva!

Leia também:

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]

Escreva um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here