Crianças Sobredotadas

As crianças sobredotadas já atingem actualmente, uma minoria expressiva no nosso quotidiano. Aos poucos, os pais, amigos e restante família, vão-se apercebendo que a criança revela desde muito cedo, uma inteligência invulgar para a sua tenra idade.

Desde sempre, se tem vindo a tentar perceber o que está por detrás do conceito de criança sobredotada. Antigamente, conseguir identificá-la de imediato, passava por lhe ser feito o teste de QI revelando este último, um ultrapassar do limite estabelecido como normal para a sua idade. O grupo de crianças equivalente a 2%, que tivessem as melhores notas seriam automaticamente enquadrados no leque de sobredotados de um determinado país ou território.

 

Ainda que estes testes fossem positivos, e permitem-se a descoberta de enormes talentos em ponto pequeno, o que acabava por acontecer é que esta descoberta inédita em nada favorecia determinadas crianças. Se os pais tivessem condições para explorar e desenvolver a inteligência da criança seria perfeito, mas quando o mesmo acontecia com crianças sem recursos, isso limitava logo à partida os sonhos das crianças.

Este método de descobrir o grau de QI, demonstrava também que não favorecia em nada a expansão da criança, no ponto de vista criativo já que as perguntas estavam feitas para uma única resposta e nada mais. A criatividade e imaginação ficava guardada e armazenada, não progredindo a criança para além daqueles limites intelectuais e pouco mais.

 

As crianças sobredotadas, podem ser divididas em sete grupos distintos. Comecemos pelas crianças de inteligência linguística, que revelam desde muito cedo uma grande manobra da palavra, tanto oral e escrita. De seguida, existem aqueles de inteligência lógico-matemática, usando e abusando da linguagem numérica, da lógica e de todos os campos referentes à matemática. Os grandes músicos e compositores, estão normalmente perfumados por aquilo a que se chamou de inteligência musical, trasmitindo estes jovens desde muito cedo extraordinários conhecimentos.

 

Os arquitectos ou artistas, foram à partida crianças reveladoras de grandes ideias nesta área, assim como aqueles que revelaram um profundo conhecimento de si mesmo seguiram o seu caminho no mundo da religião, enquanto líderes. Líderes Políticos militares, provêm igualmente de uma infância sobredotada na qual conseguiam facilmente influenciar os outros, dirigindo os seus pensamentos e gestos.

 

Finalmente, temos que citar a inteligência corporal que promove a capacidade de expressar atitudes através do corpo, ultrapassando barreiras quotidianas. Todas estes agrupamentos, são demonstrativos da possibilidade de o seu filho ser sobredotado. O importante é estar alerta e tentar perceber se ele, se destaca de alguma forma particular em alguma destas áreas.

 

Se o seu filho se mostra desinteressado por aquilo que as outras crianças fazem na idade dele, se procura em demasia a perfeição, recorre a uma linguagem cara para a sua idade, é demasiadamente criativo e muito curioso bem como interessado e, se prefere estabelecer relações com pessoas mais velhas, compreendendo na perfeição aquilo que os outros dizem e comunicando vivamente com eles, tome atenção pois o mais certo é ter um sobredotado junto a si, e nem se ter apercebido disso.

 

Prepare-se pois, se agora ele já é génio em tamanho pequeno, fique a saber que quando for um adulto será igualmente superior em todos os níveis, em comparação com os restantes adultos. A sorte não chega a todos, mas certamente quis perfumar o seu filho. Tire o máximo partido dessa criança sobredotada para que, ele explore essa veia que possui para a inteligência ao seu mais alto nível…

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 4]